24 July 2012

A LENDÁRIA ATLÂNTIDA FOI LOCALIZADA - THE LEGENDARY ATLANTIS HAS BEEN LOCALIZED



ATLANTIDA

Os cientistas britânicos descobriram a lendária Atlântida. Eles afirmam que há oito mil anos, entre a Dinamarca e a Escócia, existiu uma nação em que se erguiam cidades e viviam pessoas. Mas uma mudança climática global obrigou-as a abandonarem seus lares pois a terra firme da nação "afundou" nas águas do Mar do Norte.


Foram os mergulhadores de uma companhia petrolífera, quando exploravam o espaço aquático da plataforma continental, que encontraram o "mundo naufragado". Eles acharam arpões, instrumentos de silício e outeiros antigos. Encaminharam os seus achados aos especialistas da Universidade de Saint Andrews.


Os cientistas manifestaram a hipótese de que outrora lá viviam dezenas de milhares de pessoas. Uma ponte de terra firme, que ligava a Escócia à Dinamarca, foi absorvida pelas águas pelo resultado de um cataclisma natural, um imenso tsunami. Aliás, é também possível que a população local saísse por causa da alteração do nível dos oceanos provocada por processos climáticos.


No mar do Norte, na época do máximo da glaciação, aconteceu a regressão do oceano e seu nível baixou 130 metros. A última etapa deste processo ocorreu há cerca de 20 mil anos, enquanto que a data de existência da Atlântida encontrada é de cerca de 8 mil anos.


ATLANTIS

Os pesquisadores empenham-se há dezenas de anos na busca da Atlântida. Surgiu inclusive uma disciplina científica especial, a "atlantologia", que reúne e filtra as informações sobre a Atlântida.

No globo existem pelo menos quinze pontos em que se acredita encontrar o misterioso continente. Pode-se apontar como exemplos, o local entre a Espanha e Marrocos, as ilhas Baleares espanholas, a região ao largo dos Açores e do arquipélago das Canárias, o mar Negro, entre outros exemplos.

É também possível que a Atlântida seja tão somente um mito, cujo autor é o filósofo da Grécia antiga, Platão. Foi precisamente ele o primeiro a falar nos seus diálogos da ruína da ilha lendária dos "atlantes", que tinha "descido" um dia para o fundo do mar.

O famoso grego citou, baseando-se em certas lendas, que esta catástrofe tivesse ocorrido há nove mil anos, isto é, em meados do décimo milênio a.C. Aliás, nos diálogos de Platão nada se diz sobre o mar do Norte, onde os cientistas britânicos teriam descoberto o continente lendário. O filósofo apontava o oceano Atlântico como o local das ruínas da Atlântida submersa.

Click Legendas

0 comentários:

Post a Comment