25 July 2012

AS BRUXAS FORAM REABILITADAS NA ALEMANHA E BÉLGICA - THE WITCHES WERE REHABILITATED IN GERMANY AND BELGIUM


BRUXAS-INOCENTADAS

Alemanha e Bélgica pretendem reabilitar os habitantes locais que no século XVII foram acusados de bruxaria e queimados nas fogueiras. As autoridades de ambos os países reconheceram que a execução de cerca de oitenta bruxas tinha sido um erro, e pretendem instalar memoriais em homenagem às vítimas promovendo festejos em sua honra.

Na Alemanha e Bélgica os processos contra os hereges eram severos e, ao contrário da Espanha, praticamente não houve vereditos envolvendo a absolvição dos réus. No plano histórico, os vereditos de pena de morte eram promulgados pelas autoridades laicas e não pelo Vaticano. Por isso, precisamente as autoridades laicas e não as eclesiásticas é que têm o dever de reabilitar estes acusados.

A decisão das autoridades de justificar a bruxaria provocou discussão na comunidade internacional. A atual tentativa de reabilitar os que pereceram nas fogueiras não é a primeira na história da Europa. Entre 1934 a 1945, o Terceiro Reich considerou os processos medievais contra as bruxas como um "genocídio do povo alemão".

Reinhard Heydrich, um dos nazistas que fazia parte do círculo mais próximo de Himmler, chegou a verificar secretamente a hierarquia do seu superior. Assim, Himmler foi informado que a sua bisavó Margaretha tinha sido queimada numa fogueira em 4 de abril de 1629, acusada de bruxaria!

0 comentários:

Post a Comment