25 julho 2012

MISSA TRIDENTINA - TRIDENTINE MASS


missa-tridentina

A Forma Extraordinária do Rito Romano é a liturgia da Igreja Católica em uso antes da reforma do Concílio Vaticano II. Inclui a missa, os sacramentos, vários ritos de bençãos. A Missa é as vezes chamada de Missa "Tridentina" porque "Tridentino" se refere ao Concílio de Trento (1545-1563), que unificou a prática litúrgica na Igreja Ocidental.

A Missa Tridentina foi baseada nas mais antigas e veneráveis fontes litúrgicas Ocidentais. São Pio V decretou na Bula Papal conhecida como Quo Primum que seu único rito de Missa fosse usado por todos na Santa Igreja. 


missa-tridentina

Antes da Missa, o silêncio é mantido na igreja demonstrando o respeito à Presença Real de Jesus no Santíssimo Sacramento, que é reservado no tabernáculo no centro do altar. Para criar um espaço sagrado, o altar é separado do corpo principal da igreja por uma barra, que indica o local aonde os fiéis se ajoelham para receberem a comunhão.

O crucifixo acima do altar relembra o fiel que o Sacrifício da Cruz e o Sacrifício da Missa são os mesmos. As seis velas acesas no altar simbolizam Cristo como a luz do mundo. O sacerdote e a congregação juntos ficam de frente para o tabernáculo e o altar aonde o Sacrifício Sagrado é oferecido. O altar normalmente é colocado na direção oriental da igreja, na direção do sol nascente, simbolizando Cristo Ressuscitado.

A comunhão é dada com as palavras "O Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo".



3 comentários:

Anônimo disse...

Aproveito para divulgar que, todos os domingos, exceto o primeiro do mês, há Missa Tridentina na Igreja São José, em Porto Alegre/RS, sempre às 9h30min.

Sejam todos bem-vindos. Grande abraço.

Diogo

Tania disse...

Excelentes os artigos.
Vou divulgar e muito.

Abraços,

Tânia

Anônimo disse...

O Papa atual, felizmente, tem restaurado a comunhão de joelhos e na boca para receber o Santíssimo Sacramento. Devemos agradecer muito a este Papa que, além do motu proprio liberando a Missa Tridentina para o mundo inteiro - rito que, aliás, nunca foi revogado pela Igreja -, tem restaurado muitas práticas tradicionais de nossa fé.

Uma delas é a comunhão de joelhos e na boca, que ele tem inclusive pedido para ser novamente colocada em prática.

Palavras de Sua Santidade:

"Nós, os cristãos, nos ajoelhamos diante do Santíssimo Sacramento (a hóstia) porque, nele, sabemos e acreditamos estar na presença do único e verdadeiro Deus".

"Estou convencido da urgência de dar novamente a hóstia diretamente na boca aos fiéis, sem que a toquem, e de voltar à genuflexão no momento da comunhão como sinal de respeito".

Vídeo mostrando o Papa distribuindo a Sagrada Comunhão.

http://www.youtube.com/watch?v=lPbKE1uf3aU