20 agosto 2012

(14) O CATECISMO DE SÃO PIO X - THE CATECHISM OF SAINT PIUS X


SANTO PAPA PIO X
(Cont.)

234)  Que nos ensina o décimo artigo do Credo: na remissão dos pecados ?
O décimo  artigo do Credo ensina-nos que Jesus Cristo deixou à sua Igreja o poder de perdoar os pecados.


235)  Pode a Igreja perdoar toda a espécie de pecados ?
Sim, a Igreja pode perdoar todos os pecados, por numerosos e graves que sejam, porque Jesus Cristo Lhe concedeu pleno poder de ligar e desligar.


236)  Quem são os que na Igreja exercem este poder de perdoar os pecados ?
Os que na Igreja exercem o poder de perdoar os pecados são, em primeiro lugar, o Papa que é o único que possui a plenitude de tal poder; depois os Bispos e, sob a dependência dos Bispos, os Sacerdotes.


237)  Como perdoa a Igreja os pecados ?
A Igreja perdoa os pecados pelos merecimentos de Jesus Cristo, administrando os Sacramentos por Ele instituídos para esse fim, especialmente o Batismo e a Penitência.


238)  Que nos ensina o undécimo artigo do Credo: na  ressurreição da carne?
O undécimo artigo do Credo ensina-nos que todos os homens hão de ressuscitar, retomando cada alma o corpo que teve nesta vida.


239)  Como se fará a ressurreição dos mortos?
A ressurreição dos mortos  realizarse-á por virtude de Deus Onipotente, a Quem nada é impossível.


240)  Quando será a ressurreição dos mortos?
A ressurreição de todos os mortos será no fim do mundo, e depois seguir-se-á o Juízo universal.


241)  Por que quer Deus a ressurreição dos corpos?
Deus quer a ressurreição dos corpos para que a nossa alma tendo feito o bem ou o mal, e no final unida ao corpo, receba juntamente com ele o prêmio ou o castigo.


242)  Ressuscitarão os homens, todos da mesma maneira?
Não. Haverá enorme diferença entre os corpos dos eleitos e os corpos dos condenados; porque  somente os corpos dos eleitos  terão, à semelhança de Jesus Cristo ressuscitado, os dotes dos corpos gloriosos.


243)  Quais são estes dotes que adornarão os corpos dos bem-aventurados?Os dotes que adornarão os corpos gloriosos dos bem-aventurados são:
-A impassibilidade, pela qual eles não mais poderão estar sujeitos a males, nem dores de espécie alguma, nem às necessidades de alimento, de repouso e de qualquer outra coisa;
-A claridade, pela qual eles resplandecerão como o sol e as estrelas;
-A agilidade, pela qual eles poderão passar num momento sem fadiga, de um lugar para outro e da terra ao Céu;
-A sutileza, pela qual eles poderão, sem obstáculo, passar através de qualquer corpo, como fez Jesus Cristo ressuscitado.


244)  Como serão os corpos dos condenados?
Os corpos dos condenados serão destituídos dos dotes dos corpos gloriosos dos bem-aventurados, e trarão o horrível estigma da reprovação eterna.


245)  Que nos ensina o último artigo do Credo: na vida eterna?
O último artigo do Credo ensina-nos que depois da vida presente há outra, eternamente feliz para os eleitos no Paraíso, ou eternamente desgraçada para os condenados no Inferno.


246)  Podemos compreender a felicidade do Paraíso?
Não. Não podemos compreender a felicidade do Paraíso, porque excede os conhecimentos da nossa inteligência limitada, e porque os bens ao Céu não podem comparar-se aos bens deste mundo.

247)  Em que consiste a felicidade dos eleitos?
A felicidade dos eleitos consiste em ver, amar e possuir para sempre a Deus, fonte de todo o bem.


248)  Em que consiste a desgraça dos condenados?
A desgraça dos condenados consiste em serem para sempre privados da vista de Deus, e punidos com tormentos eternos no Inferno.


249)  Por agora são só para as almas os bens do Paraíso e os males do Inferno?
Os bens do Paraíso e os males do Inferno, por agora, são só para as almas porque por enquanto só as almas estão no  Paraíso, ou no Inferno; mas depois da ressurreição da carne, os homens, na plenitude da sua natureza, isto é, em corpo  e alma, serão ou felizes ou infelizes para sempre.


250)  Serão iguais Para os eleitos os bens do Paraíso, e para os condenados os males do Inferno?
Os bens do Paraíso para os eleitos, e os males do Inferno para os condenados, serão iguais na substância e na duração eterna; mas na medida, isto é, no grau, serão maiores ou menores, segundo os méritos ou deméritos de cada um.


251)  Que quer dizer a palavra Amém no fim do Credo?
A palavra Amém no fim das orações significa: Assim seja; no fim do Credo significa: Assim é, que quer dizer: creio que é absolutamente verdadeiro tudo o que nestes doze artigos se contém, e estou mais certo disso do que se o visse com os meus olhos.


(Continua)

0 comentários: