09 agosto 2012

(8) O CATECISMO DE SÃO PIO X - THE CATECHISM OF SAINT PIUS X


SANTO PAPA PIO X
( Continuação )

114)  Que nos ensina o quinto artigo do Credo: desceu aos  infernos, ao terceiro dia  ressurgiu dos mortos?
O quinto  artigo tio Credo ensina-nos que a alma de Jesus Cristo, assim que se separou do corpo, foi ao Limbo e que, no terceiro  dia, se uniu  de novo ao corpo, para nunca mais dele se separar.

115)  Que se entende aqui por inferno?
Por inferno entende-se aqui o Limbo, isto é, aquele lugar onde  estavam as almas dos justos, esperando a redenção de Jesus Cristo.

116)  Porque as almas dos justos não foram introduzidas no Paraíso antes da morte de Jesus Cristo?
As almas dos justos  não foram introduzidas no Paraíso antes da morte  de Jesus Cristo,  porque pelo pecado de  Adão o Paraíso estava fechado;  e convinha que Jesus Cristo, cuja morte o reabriu, fosse o primeiro ti entrar nele.

117)  Por que Jesus Cristo quis  esperar até ao terceiro dia  para ressuscitar?
Jesus Cristo quis demorar até tio terceiro  dia para ressuscitar, para mostrar de modo insofismável, que verdadeiramente tinha morrido.

118)  Foi a ressurreição de Jesus Cristo semelhante à dos outros homens ressuscitados?
A  ressurreição de Jesus  Cristo não foi semelhante à dos outros homens ressuscitados, porque Jesus Cristo ressuscitou por virtude própria, e os outros foram ressuscitados por virtude de Deus.

119)  Que  nos ensina o sexto artigo do Credo: subiu ao Céu,  está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso?
O sexto artigo do Credo ensina-nos que Jesus,  quarenta dias depois da sua ressurreição na presença dos seus discípulos, subiu por Si mesmo ao Céu e que sendo, enquanto Deus, igual ao Pai Eterno na Glória, e enquanto homem, foi elevado acima de todos os Anjos e de todos os Santos, e constituído Senhor de todas as coisas.

120)  Por que  Jesus Cristo, depois  da  sua  ressurreição, esteve quarenta dias na terra, antes de subir ao Céu?
Jesus Cristo, depois da sua ressurreição, esteve quarenta dias na terra, antes de subir ao Céu, para provar, com  várias aparições, que ressuscitara verdadeiramente,  e para instruir melhor os Apóstolos e confirmá-los nas verdades da fé.

121)  Por que Jesus Cristo subiu ao Céu?
Jesus Cristo subiu ao Céu:-Para tomar posse do seu reino,  que havia merecido com sua morte;
-Para preparar o nosso lugar na glória, e para ser nosso Mediador e Advogado junto do Padre Eterno;
-Para enviar o Espírito Santo aos seus Apóstolos.

122)  Por que  se diz de Jesus Cristo que subiu ao Céu,  e de sua Mãe Santíssima se diz que foi levada para o Céu?
Diz-se de Jesus Cristo que subiu,e de sua Mãe Santíssima que  foi levada ao Céu, porque Jesus Cristo, sendo Homem-Deus, subiu ao Céu por virtude  própria; mas sua Mãe, que era criatura, embora a mais digna de todas, foi levada ao Céu por virtude de Deus.

123)  Explicai as palavras: Está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso.
As palavras está sentado significam a posse  pacífica que  Jesus Cristo  tem da sua glória, o as palavras à direita de Deus  Pai todo-poderoso exprimem que  Ele, tem o lugar de honra sobre todas as criaturas.

124)  Que  nos  ensina o sétimo artigo do Credo: de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos?
O sétimo artigo do Credo ensina-nos que no fim do mundo Jesus Cristo cheio de glória e de majestade, há de vir do Céu para julgar todos os homens, bons e maus, e para dar a cada um o prêmio  ou o castigo que tiver merecido.

125)  Se cada um, logo depois da morte há de ser julgado por Jesus Cristo no juízo particular, por que havemos de ser julgados todos no Juízo universal?Havemos  de ser julgados todos no Juízo universal por várias razões:
-Para glória de Deus;
-Para glória de Jesus Cristo;
-Para glória dos Santos;
-Para confusão dos maus;
-Finalmente  para que o corpo, depois da ressurreição universal, tenha juntamente  com a alma a sua sentença de prêmio ou de castigo.

126)  Como é que no Juízo universal há de manifestar-se a glória de Deus?
No Juízo universal há de manifestar-se  a de Deus, porque todos hão de reconhecer a justiça com que Deus governa o mundo, embora se vejam às vezes os bons a sofrer e o maus em prosperidade.

127)  Como é que no Juízo universal há de manifestar-se glória de Jesus Cristo?
No Juízo universal há  de manifestar-se  a glória de Jesus Cristo, porque, tendo Ele sido  injustamente condenado pelos  homens, aparecerá então à face  do mundo inteiro como Juiz supremo de todos.

128)  Como é que no Juízo universal há  de manifestar-se a glória dos Santos?
No Juízo universal há de manifestar-se a glória dos Santos, porque  muitos  deles, que  morreram desprezados pelos  maus, hão de ser glorificados em presença de todos os homens.

129)  No Juízo universal qual será a confusão dos maus?
No Juízo universal a confusão dos maus será enorme, especialmente daqueles que oprimiram os justos, e ai daqueles que, durante a vida, procuraram ser tidos, falsamente, por homens virtuosos  e bons,  pois verão manifestados à vista de todo o mundo, os pecados que cometeram ainda os mais ocultos.
                                                          
( Continua )

0 comentários: