03 agosto 2012

DEUS E A CIÊNCIA - GOD AND SCIENCE

DEUS-CIÊNCIA

Como Cristãos, não devemos ter conflitos em aceitar tudo que a ciência pode nos ensinar sobre o nosso mundo. Existe uma verdade de que, todos os fatos que a física ou qualquer outra ciência descubram, nunca poderão contradizer a Verdade de Deus.

Muitas pessoas acreditam que você não pode ser um Cristão e ainda acreditar na evolução. Mas creio que Deus pode usar qualquer processo que Ele quer em Sua criação.

Nossas tentativas humanas de entender as Suas leis físicas, são o que a física persegue. Das forças que mantêm as estrelas no lugar, para o comportamento das menores partículas subatômicas, a física procura descrever a estrutura oculta do universo. A história da física moderna é quase tão interessante quanto o que os físicos descobriram.

Todo mundo sabe sobre Sir Isaac Newton, cujas descrições das forças da gravidade e da inércia, descrevem o mundo visível em torno de nós muito bem.

A partir de Einstein, a matéria, a energia e  o tempo se redefiniram e se mostraram mais complexos e inter-relacionados, do que Sir Isaac tinha imaginado. Com Max Planck e Niels Bohr, a teoria quântica voltou-se para a inter-relação de partículas subatômicas.


DEUS-CIÊNCIA

O universo subatômico é o lugar onde a presença de Deus é mais revelada. Quanto mais sabemos sobre os menores pedaços de criação, mais aprenderemos sobre a grandeza de Deus.

Há uma realidade complexa que se esconde do nosso mundo de aparência comum.  A parte visível parece comum e funcional, mas dentro dela está um tesouro extraordinário.

Como Católico, este tipo de reflexão faz pensar na Santa Eucaristia. Sob a aparência de pão comum reside o grande presente para nós, o Corpo de Cristo, Sangue, Alma e Divindade. Deus parece encontrar alegria em esconder-se no comum e ordinário.

Deus criou o mundo, se humilhou para se tornar humano e viver entre a Sua criação. "O Verbo se fez carne", e em seu ministério a maior força universal foi revelada, o amor.

As menores partes da criação revelam o quanto Deus nos ama. Ele fez por nós uma obra extremamente complexa e muito bem projetada, em que Ele é, para nós, um dos segredos escondidos para serem revelados.

Mas Deus não está interessado em ser descoberto! Ele quer um relacionamento com cada um de nós ao longo da vida, e feito para durar para sempre. A ciência e a fé caminham lado a lado, e não como adversários!

A ciência revela a Glória de Deus, e a Fé indica os caminhos para a Salvação. 

0 comentários: