29 setembro 2012

SÃO SIMEÃO - SAINT SIMEON

sao-simeao

Na época da rebelião dos fariseus e edomitas talmúdicos, o bispo de Jerusalém era São Simeão, primo de Jesus, também mencionado nos livros de bronze encontrados na Jordânia. Os primeiros cristãos deixaram para a posteridade o testemunho da sua Fé inscrito nestes livros trabalhados em bronze.

Os autores dos 'livros de bronze' eram discípulos de Jesus Cristo quando elaboraram estes artísticos registros do passado, poucas décadas após a crucificação. Os livros tem datação anterior à destruição de Jerusalém pelo imperador romano Adriano (70 AD). Os autores dos livros conheceram Jesus pessoalmente!

Uma das imagens mais impressionantes nos livros de bronze é a reprodução do rosto de Jesus Cristo. Ela representa um homem jovem, com cabelo solto e ondulado, portando na cabeça o que parece ser uma coroa. Esta é a reprodução mais antiga de Jesus realizada por alguém que o conheceu pessoalmente.

A imagem tem relevos - a impressão tridimensional de um rosto humano que é representado de frente e por trás. Abaixo do rosto estampado no metal há inscrições em aramaico, contendo a seguinte frase: "Salvador da Humanidade".

Uma palmeira gravada no metal simboliza a Casa de David, a Casa Real da qual Jesus descende, acompanhada por linhas no formato de cruzes. As sucessivas estrelas gravadas representam a Árvore de Jessé - associada á genealogia de Jesus Cristo.

Simeão sucedera à Tiago no comando da Igreja de Jerusalém, quando este foi martirizado. Tiago, Simeão, José e Judas eram primos, e Simeão o filho de Cleofas, irmão de José. Simeão estava entre os 120 cristãos que receberam o batismo do Espírito Santo no Dia de Pentecostes.

Quando Tiago foi assassinado pelos hebreus edomitas, os apóstolos escolheram Simeão como seu sucessor. Sabemos que sobre Simeão pairava a promessa de Deus de que ele não morreria sem conhecer Jesus. Era uma promessa específica para ele, assim como Deus guarda promessas únicas para cada um de nós.

sao-simeao

Os antigos textos do apóstolo Lucas informam que Simeão dirigiu-se ao templo inspirado pelo Espírito Santo - Deus o direcionou para fazer cumprir Sua promessa. É importante ressaltar que Simeão era um homem voltado para Deus, uma qualidade indispensável para aqueles que desejam servi-lo de coração.

Precisamos manter nossas mentes sensíveis à voz de Deus, porque Ele sempre nos direcionará para um caminho de  conquistas morais nesta vida. Quando São Simeão segura o pequenino Jesus no colo, sua primeira atitude foi louvar a Deus.

São Simeão expressou sua alegria: "Agora Senhor, podes despedir-se em paz do Seu servo, segundo a Sua Palavra, porque os meus olhos viram a Sua salvação, o menino Jesus". Assim, Simeão demonstrou que nada era mais significativo ou importante do que contemplar Jesus.

A obra da Salvação precisa ser entendida como a maior benção que um ser humano pode receber. Relata a tradição Cristã que Simeão recebeu a revelação de que Jerusalém seria destruída. Assim, antes da investida do exército romano, Simeão alertou os cristãos para abandonarem a cidade sem demora: o resto é História!



0 comentários: