01 outubro 2012

O APOCALIPSE BÍBLICO - BIBLICAL APOCALYPSE

apocalipse

Apocalipse é uma palavra que significa "desvendar" ou "revelação". Quando alguma coisa está escondida, invisível, é preciso desvendá-la para que seja revelada. O Livro do Apocalipse é a resposta de Deus para a humanidade, pois ele afasta toda a desesperança futura e traz a mensagem da Eternidade,

Nos capítulos 2-3 encontram-se as sete cartas para as sete Igrejas da Ásia. No Livro do Apocalipse, escrito pelo Apóstolo João na ilha de Patmos, na Grécia, Deus revela a verdadeira situação das Igrejas e as desafia a permanecerem fiéis diante às perseguições e tribulações, assegurando aos vencedores a recompensa da Eternidade.

Na visão profética de João ele adentra-se no Céu, onde vislumbra o Trono de Deus, a adoração ao Senhor e contempla Jesus Cristo abrindo os sete selos do Livro da Vida. Este Livro contém toda a história da humanidade, do povo de Deus, assim como Seus desígnios sobre toda a plenitude do Reino. Cada selo aberto revela uma etapa da história que foi ou deverá ser cumprida no futuro.

Os quatro primeiros selos representam a história da humanidade e sua constante batalha contra o mal e suas hostes humanas. Somente no quinto selo é que aparece a futura "Grande Perseguição aos Cristãos", quando muitos serão martirizados pela sua Fé e amor por Jesus Cristo.

Estes Cristãos clamam para que Deus traga Sua justiça e Ele responde: "Aguentem um pouco mais até que se complete o número de almas". O texto revela que a perseguição terá um prazo para terminar e que Deus está totalmente imerso no controle destes acontecimentos únicos: mesmo que não percebamos claramente este fato.

A abertura do sexto selo apresenta o futuro, quando Deus realizará o Julgamento Final: é representado por imagens dos fenômenos catastróficos e das desgraças que alcançarão somente os poderosos e os perpetradores do mal. O povo de Deus, os Cristãos, estará protegido das desgraças da Tribulação. Nós, os Cristãos, somos apresentados como um povo incontável, desde que a Salvação está disponível para todos.

Com a abertura do sétimo selo aparecerão os sete anjos tocando sete trombetas, anunciando as sete pragas que exterminarão os que degradaram a Terra e corromperam os povos das nações. A sétima e última praga marcará o fim daqueles que praticaram ou não abandonaram o mal absoluto.

apocalypse

O Apocalipse está acontecendo agora, no decorrer da história humana. Se tivéssemos que estabelecer seu início, poderíamos situá-lo na época que ocorreu a Encarnação, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Apocalipse revela que a vitória de Jesus sobre o mal continuará e que brevemente completar-se-á.

Através do Sacrifício e da Ressurreição, Jesus já conquistou esta vitória! Agora cabe a nós apoiar esta conquista. Entre a Ressurreição de Jesus e a consumação final, o povo de Deus participará da realeza do Seu Reino e do julgamento individual. Mil vezes mil anos marcarão o tempo até a consumação final deste triunfo.

A primeira ressurreição para os Cristãos é a conversão pelo Batismo: a passagem da morte pelo pecado para a vida em Cristo. Os convertidos não sofrerão da morte definitiva, a denominada segunda morte. O destino dos que não foram vitoriosos na Fé, ou que não tiveram seus nomes escritos no Livro da Vida, será a morte eterna.

Durante a Segunda Vinda de Jesus, antes do Juízo Final, passaremos pelo julgamento individual, quando os mortos ressuscitarão na sua forma espiritual, a alma, para serem julgados e escolhidos por Deus.  Neste julgamento todos responderão por aquilo que falaram, buscaram, fizeram e pelo que construíram em suas vidas. Cada um merecerá sua pena por conta própria!

Somente pela Fé em Deus e a aceitação da Graça de Jesus é que poderemos ser salvos. Os que tiverem a marca do Cordeiro ouvirão o convite de Jesus Cristo para entrar em Seu Reino: "Vinde benditos do meu Pai, entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Estes verão e viverão com o Senhor no novo Céu e na Nova Terra.

De acordo com a afirmação do Apóstolo Paulo toda a Criação será redimida do pecado, da morte e do mal. Não somente as pessoas que tiverem seus nomes inscritos no Livro da Vida mas, literalmente, todo o Universo. Deus em sua generosidade e amor restaurará o Jardim do Éden na Nova Terra.

Será a hora em que estaremos em espírito com Jesus Cristo e quando imergiremos no amor supremo de Deus: "Então o Senhor nos enxugará dos olhos toda a lágrima, e a morte não mais existirá. Não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as coisas antigas desaparecerão. A Nova Terra refletirá a Glória Eterna de Deus que nela estará presente para todo o sempre".


0 comentários: