02 dezembro 2012

NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS A ESPADA - I HAVE NOT COME TO BRING PEACE, BUT THE SWORD

espada-paz

Através dos anos, os cristãos sentem-se incomodados com as várias passagens bíblicas que parecem contradizer a doutrina da não-resistência; vejamos algumas destas passagens: Jesus disse que não veio para trazer paz à Terra, mas sim a espada. Ao dizer isto, Ele não estava autorizando a guerra? É verdade que Jesus disse: "Não cuideis que vim trazer a paz à Terra, não vim trazer paz, mas a espada".

Ao fixar-nos somente nessa declaração, poderíamos pensar que Jesus afirmara que os discípulos precisariam empunhar a espada para lutar pelo Reino de Deus. No entanto, quando lemos a passagem inteira fica evidente que essa não era a intenção de Jesus, pois Ele nunca aprovaria o uso das armas para implementar 'Guerras Santas' contra os que combatem o Cristianismo. É exatamente o inverso!


Jesus disse aos apóstolos que os enviaria para divulgar Seu Testamento como 'ovelhas no meio de lobos' - deveriam estar dispostos a morrer por Ele. Ovelhas não portam armas ou matam lobos; são os lobos que matam as ovelhas. Se eles não estivessem dispostos a morrer por Ele, não eram dignos Dele. A única coisa que Ele os autorizou a fazer em caso de violência foi fugir para outro lugar, se conseguissem!



JESUS-CHRIST-SON-GOD

A declaração de Jesus acima faz parte das instruções que Ele repassou aos Apóstolos quando os enviou para divulgar Seus Ensinamentos. Leiam a passagem completa:


"Eis que vos envio como ovelhas no meio de lobos, portanto sedes prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. Acautelai-vos porém, dos homens, porque eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas".

"E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai o filho, e os filhos se levantarão contra os pais e os matarão. E odiados de todos sereis por causa do meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fujam para outra. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma, temei antes àquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo".


"Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai que está nos Céus. Mas, qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai que está nos Céus. Não cuideis que vim trazer a paz à Terra, não vim trazer paz, mas a espada".


"Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe e a nora contra sua sogra. E assim os inimigos do homem serão os seus familiares. Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim, e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perde-la-á, e quem perder a sua vida, por amor de mim, acha-la-á".


sword

Nos tempos antigos, a espada servia para dois propósitos. O uso que normalmente nos chega à mente era o da guerra, onde a espada servia para matar. No entanto, a espada também era uma ferramenta usada para cortar e partir.


As Escrituras falam da Palavra de Deus como sendo "mais penetrante do que espada de dois gumes, que penetra até à divisão da alma e do espírito". Segundo Mateus, não estaria Jesus falando da espada da divisão? "Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra. E assim os inimigos do homem serã seus familiares".


Será que Jesus estava dizendo que mães e filhas tomariam a espada da guerra e matariam umas às outras? Será que Ele estava autorizando os cristãos a matarem pais e filhos, ou estaria dizendo que Seus Ensinamentos provocariam divisões nas famílias? Assim, podemos afirmar que Ele referia-se a este último sentido: 'divisão entre familiares'. Nossa própria família pode nos deserdar ou nos perseguir, e se os priorizarmos mais do que a Jesus, não somos dignos Dele.


Pois bem, vamos refletir por um momento no que Jesus disse em Mateus com relação às prioridades. "Quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim"Se Ele não nos permite amar nossos próprios filhos mais do que a Ele, por que seria aceitável amar nosso país mais do que a Ele? Quando os centuriões foram prender João Batista, Jesus não lhes disse que depusessem suas espadas e abandonassem o exército?


Leiamos a passagem: "E chegaram também uns publicanos, para serem batizados, e disseram-Lhe: Mestre, que devemos fazer? Jesus lhes disse: Não peçais mais do que o que vos está ordenado. E uns soldados o interrogaram também; e nós que faremos? Jesus respondeu-lhes: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo"A palavra grega para 'defraudar' é 'diaseio', que literalmente significa 'sacudir violentamente'. Jesus na realidade estava dizendo aos soldados que não agredissem nem matassem outras pessoas.


Judgments

João nem sequer era cidadão do novo Reino de Deus. Sabemos isto porque Jesus disse a seus discípulos: "Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João, o Batista, mas aquele que é o menor no reino dos Céus é maior do que ele"E Jesus disse: "A lei e os profetas duraram até João, desde então é anunciado o Reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele".


João foi um precursor que preparou o caminho para Jesus Cristo, ele foi o último profeta da antiga geração e não o primeiro profeta cristão. Assim, Deus não enviou João para que explicasse o Evangelho do Seu Reino. E a passagem sobre o centurião romano Cornélio? Jesus disse que ele precisava abandonar o exército romano, mas será que ele seguiu o pedido de Jesus após sua conversão?


Antes de tudo, vamos dar uma pequena olhada na passagem sobre o centurião:


Entrando Jesus em Cafarnaum chegou junto a Ele um centurião, rogando e dizendo: "Senhor, meu criado jaz em casa, paralítico e violentamente atormentado". E Jesus lhe disse: "Eu irei e lhe darei saúde". E o centurião, respondendo disse: "Senhor, não sou digno de que entres na minha casa, mas dize somente uma palavra e o meu criado há de sarar".


Assim, maravilhou-se Jesus ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: "Em verdade vos digo, que nem mesmo em Jerusalém encontrei tanta fé. Mas eu vos digo, que muitos virão do Oriente e do Ocidente e assentar-se-ão à mesa, no Reino dos Céus. Os outros serão lançados nas trevas exteriores, e ali haverá pranto e ranger dos dentes". Então disse Jesus ao centurião: "Vai, e como acreditaste, te seja feito". E naquela mesma hora o seu criado sarou.


A verdade é que Jesus não disse absolutamente nada a respeito da profissão deste homem. Ele não expressou aprovação ou desaprovação. Na realidade, o importante nesta passagem não era destacar que este homem era um centurião, mas sim que era um gentio. É por isso que Jesus comentou: "Em verdade vos digo, que nem mesmo em Jerusalém encontrei tanta fé". Este incidente antecipava o fato de que os gentios mostrariam-se mais sensíveis aos Ensinamentos de Jesus e ao Novo Testamento do que os rançosos hebreus de Israel.


JESUS CRISTO NÃO ERA JUDEU



0 comentários: