04 dezembro 2012

NOSSO RELACIONAMENTO COM JESUS - OUR RELATIONSHIP WITH JESUS

christ-and-children

Quando nos tornamos cidadãos do Reino de Deus entramos num relacionamento pessoal com Jesus, mas este relacionamento é muito diferente daquele  do evangelho moderno e fácil dos dias de hoje! Jesus Cristo explicou o tipo de relacionamento que desejava quando ensinou: "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o lavrador. Todo o ramo em mim que não dá fruto, o tira, e limpa todo aquele que dá fruto para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado. Estai em mim e eu em vós! Como o ramo de si mesmo não pode dar fruto se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim".

Porém, o que Jesus afirmou quando referia-se ao termo 'dar frutos'? Vejam alguns exemplos de como este termo é usado no Novo Testamento: "O fruto do Espírito é amor, paz, bondade, fé, mansidão, temperança, e contra estes fatos não existem leis. Se vivemos em Espírito, andemos também como ele. Produzam frutos dignos de arrependimento, pois toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se ao fogo. Aquele que dá a semente ao que semeia, também vos deu o pão, assim multiplique vossa sementeira e aumente os frutos da justiça para que em tudo enriqueçais através da caridade. Que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e conhecimento, para que aproveis as coisas excelentes, e que sejais sinceros até o dia da Segunda Vinda de Cristo; cheios dos frutos de justiça que são por Jesus Cristo e para a Glória e Louvor de Deus".

Estes são os 'frutos da justiça' que crescem em nós quando permanecemos unidos à videira de Jesus, e são frutos que encaixam perfeitamente nos valores do Reino de Deus. Mas estes frutos não crescem automaticamente, pois precisamos permanecer em Cristo e continuar imersos no Espírito Santo - se não dermos fruto o Pai nos cortará da videira!

É por isso que a cidadania no Reino de Deus fundamenta-se nos relacionamentos, pois depende que permaneçamos em Cristo e nos rendamos ao Seu Pai. Mas como podemos permanecer junto e estarmos ligados à Jesus Cristo? Ele nos ensinou claramente: "Se guardares meus Ensinamentos permanecereis no meu Amor, do mesmo modo como eu tenho guardado os Mandamentos do meu Pai e permaneço no seu Amor".

Jesus-Cristo

Portanto, nós permaneceremos em Jesus não por 'cantarmos' louvores a Ele, mas sim por obedecer-Lhe. E o que acontece se decidirmos não Lhe obedecer? Ele nos diz de maneira muito franca: "Se alguém não estiver em mim será lançado fora como um ramo seco, como aqueles que se cortam e lançam ao fogo"De maneira que nosso relacionamento com Jesus não é simplesmente um relacionamento normal ou imaginário, mas sim, um relacionamento de amor obediente. Na realidade, a frase 'relacionamento de amor obediente' é redundante, porque é impossível amar a Jesus sem lhe obedecer!

Podemos declarar publicamente o quanto amamos Jesus mas, sem obediência, serão apenas palavras ocas. Jesus ensinou: "Aquele que tem os meus Ensinamentos e os guarda é o que me ama, e quem me ama será amado pelo meu Pai; e eu o amarei e me manifestarei a ele". Então, se não obedecemos a Jesus não o amamos. É simples assim! Quando Jesus fala de obediência, Ele refere-se à obediência verdadeira e não à obediência fingida que está tão em moda atualmente. Os Ensinamentos de Jesus foram compilados no Novo Testamento, mas o 'evangelho fácil' de hoje diz que podemos desconsiderar estes conhecimentos.

A maioria dos cristãos trata os Ensinamentos de Jesus como se  fossem simples sugestões, e o que mais importa são os impulsos subjetivos que vêm às nossas mentes: os únicos mandamentos que devemos seguir. E quando são supostamente revelados a cada pessoa, esta torna-se o único juiz que pode avaliar o que Deus pediu que fizesse ou não; esta é a ideologia de Martinho Lutero (1483-1546), teólogo e reformador alemão!

É como o velho conto do rei que vestiu um traje invisível, quando milhões de cristãos fingem seguir obedientemente a Jesus mas ignoram Seus Ensinamentos. Eles acham que são enfadonhos! No entanto, eles obedecem aos impulsos subjetivos que vêm às suas mentes e dizem que estão obedecendo a Jesus. Mas Jesus só oferece uma direção pessoal aos que estão perto Dele!

Jesus confirmou a quem Ele se manifestaria: "Aquele que me ama será amado por meu Pai, eu o amarei e me manifestarei a ele". Como lemos anteriormente, os que amam Jesus são os que guardam Seus Ensinamentos. Jesus disse aos discípulos: "Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito, quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito".

INICIO-IGREJA-CATOLICA

Se não podemos ser fiéis no elementar, que são as instruções escritas que se aplicam a todos os cristãos, simplesmente nos enganamos ao pensarmos que Jesus fornecerá instruções adicionais ou especiais. Se não permanecermos na videira dando frutos, Jesus Cristo não se manifestará em nós. No entanto, quando falamos dos Ensinamentos de Jesus, não pensem que acumulamos pontos por obedecermos ou que ganhamos a nossa Salvação desta forma!

Como disse anteriormente, o único relacionamento aceitável para Ele é um relacionamento de Amor. Mas não se trata meramente de outra lei mosaica, pois Jesus não cumpriria em si mesmo estas leis só para depois nos dar em seu lugar outra longa lista de regras similares! Jesus descreveu o que é a vida cristã quando o amamos: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, pois eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Mas como isso é possível? Em outra passagem, Jesus disse que temos que abandonar tudo por Ele, e até disse: "E quem não toma a sua cruz e não segue após mim, não é digno de mim. Quem achar a sua vida perde-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á"Realmente não parece um jugo fácil, pois agora chegamos ao paradoxo do Reino de Deus! Quando analisamos tudo isto pelo ponto de vista da carne, as declarações de Jesus parecem contraditórias, mas na percepção espiritual as declarações estão completamente em harmonia.

A vida do Reino de Deus nunca foi projetada para ser vivida pela carne, mas sim no espírito, através do nosso relacionamento com Jesus. Só quando entregamos nossa vida a Jesus Cristo é que seu jugo pode ser fácil e seu fardo leve! Seu fardo é leve quando nos separamos de todos os embaraços desta vida e nos devotamos ao serviço do Nosso Senhor. E só quando formos livres das inquietudes e preocupações da vida neste mundo, poderemos dizer como João: "Porque este é o Amor de Deus,  e guardemos Seus Ensinamentos pois não são pesados".

Os Ensinamentos de Jesus são fáceis quando nosso único reino é o Reino de Deus, e quando nossas almas se desprendem de todas as demais coisas. Por outro lado, serão muito pesados quando mantivermos um apego ao mundo, às nossas posses, poderes ou liberdades, e ao mesmo tempo pensamos estar servindo a Jesus Cristo.





0 comentários: