07 dezembro 2012

O EVANGELHO DO REINO DE DEUS - THE GOSPEL OF GOD'S KINGDOM

evangelho-reino-deus

Mateus declara: "Este Evangelho do Reino de Deus será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim"Mas o que é exatamente o Evangelho do Reino? Em essência, o Evangelho do Reino é a Fé Histórica Cristã. Esta é a Fé que os Cristãos dos primeiros séculos acreditavam e praticavam. O Evangelho do Reino inclui a totalidade do que Jesus e seus apóstolos dizem sobre todo assunto. O mesmo não se baseia em textos cuidadosamente selecionados, e também não depende de nada fora das Escrituras. O Evangelho do Reino de Deus é o caminho de Jesus para a Salvação.

Suas crenças fundamentais são os ensinamentos diretos do próprio Jesus. De modo diferente da maioria dos sistemas teológicos, o Evangelho do Reino concentra-se no Reino de Deus, e não na salvação pessoal do homem. Não podemos separar a salvação do Seu Reino. E não podemos estar entregues a Jesus se não estamos entregues ao Reino de Deus. Na realidade, toda a Escritura aponta para este Reino. Desde o princípio, Deus teve o propósito de estabelecer um Reino especial. O fato é que Ele profetizou a respeito do Seu Reino durante o período do Antigo Testamento.

Destas profecias do Antigo Testamento uma das mais importantes aparece no capítulo 2 de Isaías: "E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes, e se elevará por cima dos outeiros, e concorrerão a ele todas as nações"E irão muitos povos, e dirão: "Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os Seus caminhos, e andemos nas Suas veredas, porque de Sião sairá a Lei, e de Jerusalém a Palavra do Senhor. Ele julgará entre as nações, e repreenderá a muitos povos, e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices, uma nação não levantará espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerrear".

A maioria dos Cristãos lê esta Escritura como se a passagem estivesse se referindo a acontecimentos que serão cumpridos depois da vinda de Cristo à Terra. Embora também se aplique a esse tempo, seu cumprimento está acontecendo agora! Para melhor dizer, tem ocorrido desde que Jesus Cristo começou Seu ministério. Jesus inaugurou Seu Reino quando veio à Terra e convidou os Seus ouvintes a entrar nele.

evangelho-reino-deus

No princípio, os hebreus foram os únicos que receberam o convite para entrar no Reino de Deus, mas depois se abriu o caminho para todos. E os povos de todas as nações começaram a correr à Ele. Os que entraram neste Reino converteram as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices. Eles já não levantavam a espada uns contra os outros, e esqueceram a guerra para sempre.

Jesus fez um pacto de conceder um Reino aos que andarem em Seus caminhos: "E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações. E eu vos destino o Reino, como meu Pai me destinou"E acrescentou: "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no Seu trono".

Deus deu a todos os seres humanos a oportunidade de serem cidadãos do Seu Reino! Ele não escolheu arbitrariamente um grupo específico do gênero humano para destiná-lo a fazer parte de Seu Reino, e enviar o resto para o castigo eterno. Qual teria sido o propósito de semelhante coisa?

Se estar no Reino fosse o resultado de uma escolha arbitrária, Deus teria escolhido todas as pessoas para entrarem no Reino, porque Ele não quer que ninguém se perca, senão que todos venham a arrepender-se. A seleção que Deus faz de Seus cidadãos eternos não é nada de arbitrária. Deus deseja encher Seu Reino com essa pequena minoria do gênero humano que realmente O ama.

O Reino é para aqueles que verdadeiramente desejam andar em Seus caminhos. Ele quer em Seu Reino, somente aqueles que creem que Ele fará o que prometeu. Ele só deseja aqueles que têm fé que Suas Leis, e Seus caminhos são sempre corretos, bons e o melhor para os Seus súditos E como Deus determina quem são os que cumprem estes requisitos? Ele nos prova: "E vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas tentações".

Haverá tentações e provas para entrarmos no Reino de Deus. Na realidade, Deus sempre provou a humanidade, inclusive antes que Seu Reino Eterno fosse anunciado. Uma das primeiras coisas que Ele fez após criar os primeiros seres humanos foi pô-los à prova. Ele provou a Noé ao lhe mandar que construísse uma arca. Provou a Abraão ao lhe dizer que oferecesse a seu filho Isaac em sacrifício. Como a escritura nos diz: "O Senhor prova o justo". E novamente: "O crisol é para a prata, e o forno para o ouro, mas o Senhor é quem prova os corações".

evangelho-reino-deus

Há três provas principais que Deus usa para eliminar os que não são aptos para o Seu Reino:

A FÉ

O reino é invisível para qualquer que não tenha nascido de novo. João relata: "Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus"Portanto, é preciso bastante Fé para que as pessoas desejem se unir a um Reino que não podem ver. Em segundo lugar, a maioria das bênçãos prometidas relacionadas ao Reino de Deus acontecerão no futuro. De maneira que uma pessoa tem que ter Fé que Deus realmente fará o que prometeu. Esta prova de Fé elimina a maior parte da raça humana. A maioria das pessoas não tem suficiente Fé para crer num Reino que não podem ver, nem para confiar em promessas que não serão cumpridas até depois das suas mortes.

O COMPROMISSO

Como já vimos anteriormente, Jesus nos exige que lhe rendamos tudo por causa de Seu Reino. Nossa primeira e maior lealdade tem que ser ao nosso Rei, Jesus Cristo, e ao Seu Reino. Jesus exige que nossa lealdade a Ele ultrapasse inclusive a nossa lealdade e amor por nossos pais, filhos, cônjuges, país e até por nossas próprias vidas. O único tipo de pessoa que Jesus deseja em Seu Reino são os que compreendem que o Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu, e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem e compra aquele campo.

A maioria das pessoas que passa na prova da Fé tropeça na prova do Compromisso. Sem dúvida, estas pessoas creem num reino invisível e nos galardões eternos — mas só se não lhes custar muito. Renunciar a tudo por promessas somente? De jeito nenhum! Já que poucas pessoas passam na prova do Compromisso, poderíamos supor, com toda a razão, que vão ficando muito poucos no Reino de Deus.

No entanto, Jesus indicou que muitos entrariam em Seu Reino sem jamais fazer o Compromisso necessário. Ele disse a Seus discípulos: "Na verdade vos digo, que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador"De maneira que, simbolicamente, muitas pessoas sobem os muros e assim tentam roubar a cidadania do Reino.

Jesus novamente destaca isto na parábola das bodas: "E os servos, saindo pelos caminhos, ajuntaram todos quanto encontraram, tanto maus como bons, e a festa nupcial foi cheia de convidados. E o rei, entrando para ver os convidados, viu ali um homem que não estava trajado com veste de núpcias e disse-lhe: Amigo, como entraste aqui não tendo veste nupcial? Ele emudeceu. Disse, então, o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, levai-o, e lançai-o nas trevas exteriores, ali haverá pranto e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos".

Assim, os que passam na prova da Fé mas falham na prova do Compromisso são de um tipo diferente dos que não creem, ou seja, dos que recusam completamente o convite às bodas. Os que não têm Fé geralmente recusam por completo as afirmações e as promessas de Jesus. Eles nem sequer acreditam que exista um Reino, e não fazem nenhum esforço para entrar nele. No entanto, os que falham na prova do Compromisso com frequência creem nas afirmações e promessas de Jesus. Mas eles não querem fazer o Compromisso que Jesus exige.

E para todos os efeitos, eles procuram aceitar o convite de Jesus ao banquete do Reino, enquanto recusam todas as suas condições. E como fazem isso? Eles buscam alguém que distribua convites para ingressar no Reino de Deus sem nenhuma exigência. Portanto, de maneira simbólica, podemos dizer que estes são os que sobem os muros aos montões. Segundo Jesus, no final, os penetras serão a maioria dos presentes em Seu Reino. Eles são os "muitos" que serão chamados mas não estão entre os "poucos" que serão os escolhidos. Eles nunca fizeram nenhum compromisso com Cristo ou o Reino de Deus. Eles podem até crer que Jesus é seu Salvador, mas na realidade não O aceitam como o seu Senhor!

A OBEDIÊNCIA

Alguns dos crentes que passam nas provas da Fé e do Compromisso mais tarde se tornam desobedientes. Felizmente, muitos destes Cristãos depois se arrependem e retornam à vida do Reino. No entanto, outros perdem completamente seu amor por Cristo. Deixam de obedecê-Lo porque deixam de amar. No final, eles também serão eliminados do Reino: "Mandará o Filho do homem os Seus anjos, e eles colherão do Seu Reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo, ali haverá pranto e ranger de dentes".

Portanto, no fim Jesus deixará em Seu Reino somente os que verdadeiramente creem em Suas promessas e aceitam Suas condições. Esses são os que O amam mais do que a tudo na Terra, e que com prazer dariam suas vidas por Ele. Esses são os que Jesus Cristo quer ter ao Seu lado por toda a Eternidade. Isto tudo, em poucas palavras, é o "Evangelho do Reino de Deus".

JESUS CRISTO NÃO ERA JUDEU






0 comentários: