01 junho 2014

NA ESTRANHEZA QUÂNTICA ENCONTRAREMOS NOSSAS CÓPIAS - IN THE QUANTUM WEIRDNESS WILL FIND OUR COPIES


QUANTUM-WEIRDNESS

O comportamento das partículas quânticas intriga os cientistas há quase um século. Albert Einstein afirmou que o mundo quântico era tão estranho que a teoria quântica deveria estar errada. Mas a realidade demonstrou o contrário, e as experimentações confirmaram as previsões da física quântica.

O mundo quântico carrega singularidades de rara estranheza, por exemplo: conhecer simultaneamente o "momentum" (momento linear) e a posição de uma partícula é impossível, pois a medição, a observação ou mesmo o pensamento do observador sobre o ato, afeta o momento linear da outra partícula. Este efeito quântico foi denominado "princípio da incerteza de Heisenberg" ou superposição quântica.

Outra estranheza do mundo quântico é o entrelaçamento de partículas que Einstein chamava de "ação fantasmagórica à distância". Partículas entrelaçadas comportam-se como se estivessem interligadas, pois trocam informações e mantêm a simetria mesmo quando situam-se à distância de milhares de anos/luz uma da outra. Partículas entrelaçadas comunicam-se instantaneamente e mais rápido do que a velocidade da luz! Este fato foi expresso através do teorema da interconectividade de John Bell.

ESTRANHEZA-QUANTICA

Um conjunto de surpreendentes experimentos sugere que eventos futuros influenciam o presente. É algo que soa impossível pois transgride a casualidade, ou seja, um dos princípios fundamentais da ciência. Mas as leis do mundo quântico conspiram em não preservar a causalidade já que lidam com possibilidades, múltiplos universos e realidades paralelas. A interpretação de muitos mundos, ou multiverso, foi formulada inicialmente por Hugh Everett.

Os cientistas agora acreditam que pode haver um número infinito de universos, a denominada "hipótese do multiverso". Esses universos conteriam seu próprio espaço, tempo e matéria na forma exótica, existindo a menos de um milímetro de distância do nosso Universo, ou seja, estaríamos interligados às dimensões paralelas. Estes universos podem conter inúmeras cópias dos seres humanos que mantêm as mesmas características que apresentamos na Terra, ou mesmo nos representar de uma forma totalmente diferente e bizarra.



0 comentários: