02 agosto 2012

BIOGRAFIA DE GIUSEPPE SARTO - PAPA SÃO PIO X - POPE SAINT PIUS X



giuseppe-sarto-pio-x

Considerado o Papa do Santíssimo Sacramento, Giuseppe Sarto nasceu em Riese, Treviso. O glorioso São Pio X morreu em 1914, pouco antes da Primeira Guerra Mundial, depois de ter sido Papa por 11 anos.

giuseppe-sarto-pio-x

Foi uma alma escolhida para ser o vigoroso oponente do liberalismo que tentou, nos tempos modernos, contaminar a Igreja Católica para corromper os seus dogmas, e  associar os Católicos às irmandades sem nenhuma relação com Jesus Cristo ou com Nossa Senhora.

giuseppe-sarto-pio-x

São Pio X foi o grande Papa da Comunhão para todos, principalmente para os mais jovens. Nenhuma influência política pode fazê-lo alterar sua missão de Vigário de Cristo na Terra e o único legislador do mundo no qual tudo é pertinente a Deus.

giuseppe-sarto-pio-x

Chegou ao papado seguindo cada simples passo que um padre pode dar. Foi o primeiro Papa a ascender através de todas as ordens menores e maiores. De infância pobre, foi um dos oito filhos de um sapateiro de aldeia, sentiu o chamado para o sacerdócio na sua juventude.

Estudou em Pádua e foi reconhecido como um estudante extraordinário. Foi cura em Tombolo, pároco em Salzano, canonista em Treviso e diretor espiritual do seminário.

giuseppe-sarto-pio-x

Foi Bispo de Mântua, região da Família de São Luiz Gonzaga, patriarca de Veneza e Papa de Roma. Após 11 dias da morte de Leão XIII iniciou-se o Conclave. Os primeiros escrutínios indicavam a escolha do Cardeal Rampolla, que fora Secretário de Estado de Leão XIII.

Mas no dia 1º de agosto foi comunicado aos cardeais, no Conclave, o veto do Imperador da Áustria, Francisco José. Veto que, segundo uma tradição, poderia ser exercido pelo Imperador do Império Sacro Romano. Devido a isso, o Cardeal Giuseppe Sarto, passou a ser o preferido.

giuseppe-sarto-pio-x

Aceitou o cargo entre lágrimas e pediu ao Cardeal Rafael Merry del Val que o ajudasse sempre no ofício, iniciando uma amizade muito frutuosa para toda a Igreja.

As únicas credenciais que apresentou para tudo o que fez foram: "Sou um simples padre". São Pio X publicou o decreto para a Comunhão das crianças de 7 anos, ao invés de 12 ou 14 como anteriormente.

giuseppe-sarto-pio-x

Apagou os últimos vestígios do jansenismo ao advogar a Comunhão frequente e até diária. Reformou a Liturgia, diligenciou a favor de homilias simples e claras, trouxe de volta o canto gregoriano para as cerimônias. Revisou o Breviário e preparou o Catecismo.

giuseppe-sarto-pio-x

Sua grande batalha foi a luta contra o Modernismo, que denunciou na sua magistral encíclica "Pascendi Dominici Gregis" como "síntese de todas as heresias". Reorganizou a cúria Romana, os elementos administrativos da Igreja e contestou a separação entre o Estado e a Igreja. Preparou o Código de Direito Canônico, que só foi publicado em 1917. Fundou o Instituto Bíblico. Seu único desejo foi: "Nasci pobre, vivi pobre e quero morrer pobre".

Sobre ele disse o Cardeal Merry del Val, seu secretário de Estado: 

"Seria um grande erro crer que esta característica, a bondade tão atraente de Pio X, o retratasse plenamente ou resumisse seus dotes e qualidades, nada mais longe da verdade.

Ao lado dessa bondade e de seu modo feliz, combinada com a ternura de seu coração paternal, possuía uma indomável energia de caráter e uma grande força de vontade, que podiam atestar, sem vacilação, os que realmente o conheceram, embora em mais de uma ocasião surpreendesse e até causasse estranheza àqueles que somente haviam tido ocasião de experimentar sua delicadeza e reserva habituais. Mantinha um absoluto controle de si e dominava os impulsos de seu ardente temperamento.

Não vacilava em ceder em assuntos que não considerava essenciais e até se dispunha em considerar e aceitar a opinião alheia se isso não implicasse em risco para algum princípio. Mas não havia nele nenhuma debilidade.

Quando surgia alguma questão na qual se fazia necessário definir e manter os direitos e liberdade da Igreja, quando a pureza e integridade da verdade Católica requeriam afirmação e defesa ou era preciso sustentar a disciplina eclesiástica contra o relaxamento ou influência mundanas, Pio X revelava então toda a força e energia de seu caráter e o intrépido valor de um grande Pontífice, consciente da responsabilidade de seu sagrado ministério e dos deveres que julgava ter que cumprir a todo custo.

Era inútil, em tais ocasiões, que alguém tratasse de dobrar sua constância. Toda tentativa de intimidá-lo com ameaças ou de afagá-lo com sedutores pretextos ou recursos meramente sentimentais estava condenada ao fracasso".

giuseppe-sarto-pio-x

Atribui-se à Pio X, ainda em vida, vários milagres. Relatam que pessoas doentes que tinham contato com ele se curavam, e sobre este fato ele mesmo explicava como sendo "o poder das chaves de São Pedro".

Um dos casos mais formidáveis ocorreu durante uma missa, quando ordenou a um padre que apagasse uma determinada vela do altar. Então, Pio X pegou esta vela e retirou de dentro uma bomba que fora ali colocada para estourar durante a missa. 

Mas com certeza o fato mais famoso foi a visão que Pio X teve em 1909. Ele dava uma audiência quando repentinamente "adormeceu". Logo em seguida "acordou" angustiado e disse: "Tive uma visão assombrosa. Será comigo ou com algum sucessor meu? Vi que o Papa deixará Roma, e para sair do Vaticano terá que passar sobre os cadáveres de seus padres."

Foi beatificado em 1951 e canonizado em 3 de Setembro de 1954 por Pio XII. A Igreja celebra a sua memória litúrgica nos dias 21 de agosto e 3 de setembro. É o patrono dos que fazem a Primeira Comunhão e dos peregrinos.

Dentre os milagres que realizou, um foi a cura da mãe de D. Duarte Leopoldo e Silva, Arcebispo de São Paulo, que em visita "ad limina" pediu sua intercessão.


0 comentários: