09 agosto 2012

O SER HUMANO - THE HUMAN BEING

HUMAN-BEING

A criação humana implica que Deus imaginou a essência do ser humano antes da atual existência da humanidade. Criado à imagem e semelhança do seu Criador, o homem carrega a centelha do conhecimento divino.

Deus elevou o homem acima do mundo material dando-lhe a razão, liberdade de escolha e espiritualidade: adornando-o com Sua própria imagem. Foi desta forma que Ele demonstrou ao homem Seu alto propósito.

Deus e Seu mundo metafísico, incompreensível para nós, revela-se diante do espírito humano, e nosso primeiro propósito deve ser glorificar a Deus. Assim, o homem precisa permanecer fiel à sua ligação com Deus para reconhecê-Lo como seu Criador.

Se toda a Criação fosse convocada a glorificar o Criador, logicamente o homem seria o mais capacitado, de acordo com suas habilidades, a ser o mais perfeito instrumento de Deus na Terra. Para cumprir este propósito, o homem deve manter-se fiel ao seu protótipo de exemplar mais perfeito na sua categoria.

Assim o homem é obrigado a se aperfeiçoar para manter sua semelhança com Deus. O ser humano pode desenvolver ou reforçar sua moralidade por meio das boas ações e do amor ao próximo. Isto requer que cada um encontre sua própria bondade através da benção de Deus.

ser-humano

São Tomás de Aquino cunhou a expressão "Tábula Rasa" para descrever a constituição do ser humano: como uma folha em branco na qual ao longo da vida o homem escreve sua história a partir da sua essência. Esta visão consolida a noção de que o ser humano está intimamente ligado ao meio ambiente.

Nos escritos das civilizações passadas há uma ligação entre o conhecimento revelado por Deus e o adquirido pela ciência. Foi a fusão do conhecimento pleno de entendimento com o questionamento resultante do trabalho intelectivo que originou a pesquisa científica propriamente dita.

Foram as descobertas que vieram por meio da observação, análise, classificação dos fenômenos e experimentação que definiram o conceito da ciência como um ramo particular e específico do conhecimento empírico.

Antigamente considerada como uma rebeldia do homem perante a Deus, a ciência parece estar agora querendo trazer o ser humano de volta à casa paterna.Quanto mais se desvenda da complexidade da Criação mais próximos estamos de compreender nosso Criador.

HUMAN-BEING

Com a palavra os grandes cientistas da nossa época:

Antonio Damasio, neurocientista
Os fatores críticos para o desenvolvimento da nossa organização social foram a linguagem, criatividade, religião e o impulso científico. Assim a sociedade foi prodigiosamente desenvolvida.

Daniel Dennet, cientista cognitivo
Somos a primeira espécie que desenvolveu a argumentação, permitindo discutirmos um com o outro da mesma espécie. A existência no planeta Terra foi responsável pela complexidade do nosso sistema nervoso.

Francis Collin, geneticista
O que o genoma nos diz? Que há, surpreendentemente, pequena diferença genética entre homens e chimpanzés. Mesmo assim somos claramente diferentes, e isto foi determinado por causa do cérebro e da linguagem.

Ian Tattersall, antropólogo
A questão o que é ser humano direciona para o que é único, ou seja: a nossa extraordinária forma de cognição simbólica.

Jim Gates, físico
Fomos abençoados com a habilidade de conhecer nossa mãe, e somos conscientes muito além de nós mesmos. Podemos perguntar: Quem sou eu? Que lugar é este? Como eu me relaciono com ele?

Marvin Minsky, pioneiro da inteligência artificial
Nós fazemos o que outras espécies não fazem; Lembramos, temos cultura e meios de transmitir informações.

Nikolas Rose, sociólogo
Linguagem e representação é a resposta! Somos o tipo de criatura que faz perguntas a si mesmo e acreditamos que a ciência pode respondê-las. Somos criaturas que nos pensamos como biológicos, mas acho que somos mais do que isso.

Patrícia Churchland, neurocientista
A estrutura como o cérebro humano é arranjado intriga-me. Até onde sabemos, o tamanho do cérebro humano é único. É importante que coloquemos o foco em nós mesmos, comparando-nos com outros animais.

Renee Reijo Pera, embriologista
Somos humanos desde o momento da fusão do esperma com o óvulo. Um programa de construção de um ser humano começa antes mesmo do início da formação do cérebro.


0 comentários: