07 setembro 2012

(23) O CATECISMO DE SÃO PIO X - THE CATECHISM OF SAINT PIUS X


SANTO PAPA PIO X
(Cont.)

399) Que nos ordena o quarto Mandamento: honrar pai  e mãe?
O quarto Mandamento: honrar pai e mãe, ordena-nos respeitar o pai e a mãe, obedecer-lhes em tudo o que não é pecado, e auxiliá-los em suas necessidades espirituais e temporais.


400) Que nos proíbe o quarto Mandamento?
O quarto Mandamento proíbe-nos ofender os nossos pais com palavras, obras, ou de qualquer outra maneira.


401) Debaixo do nome de pai e de mãe, que mais pessoas compreende este Mandamento?
Debaixo do nome de pai e de mãe, este Mandamento também compreende todos os legítimos superiores tanto eclesiásticos como seculares, aos quais portanto devemos obedecer e respeitar.


402) De onde  vem  aos  pais a autoridade de mandar nos filhos, e aos filhos a obrigação de lhes obedecer?
A autoridade que os pais têm de mandar nos filhos, e a obrigação que têm os filhos  de  obedecer, vêm-lhes de Deus que constituiu e ordenou a família,  a fim de que nela o homem encontre os primeiros meios necessários para o seu  aperfeiçoamento material e espiritual.


403) Têm os pais deveres para com os filhos?
Os pais têm o dever de amar, cuidar e alimentar seus  filhos, de prover a sua educação religiosa e civil, de dar-lhes o bom exemplo, de afastá-los das ocasiões de pecado, de corrigi-los nas suas faltas, e de auxiliá-los a abraçar o estado para o qual são chamados por Deus.


404) Deu-nos Deus  o modelo  da família perfeita?
Deus nos deu o modelo da família perfeita na Sagrada Família, na qual Jesus Cristo  viveu sujeito a Maria Santíssima e a São José até aos trinta anos, isto é, até quando começou a desempenhar a missão que o Padre Eterno Lhe confiara, de pregar o Evangelho.


405) Poderiam as  famílias, se vivessem isoladamente uma das  outras, prover a todas as suas necessidades materiais e morais?
Se as famílias vivessem  isoladamente umas das outras, não poderiam prover às suas necessidades, e é necessário que elas se unam em sociedade civil, a fim de se auxiliarem mutuamente, para o seu  aperfeiçoamento e para sua felicidade comum.


406) Que é a sociedade civil?
A sociedade civil é a reunião de muitas famílias, dependentes da autoridade de um chefe, para se  auxiliarem reciprocamente a conseguir o mútuo  aperfeiçoamento  e a felicidade temporal


407) De onde  vem à sociedade civil a autoridade que a governa?
A autoridade que governa a sociedade civil vem de Deus, que a quer constituída para o bem comum.


408) Há  obrigação de respeitar a autoridade que  governa a sociedade civil  e de lhe prestar obediência?
Sim,  todos os que  pertencem à sociedade civil, têm obrigação de respeitar a autoridade e de lhe obedecer, porque esta autoridade vem de Deus, e porque assim o exige o bem comum.


409) Devem respeitar-se todas as leis que são impostas pela  autoridade civil?
Devem respeitar-se todas as leis que  a autoridade civil impõe,  desde que não sejam contrárias à Lei de Deus,  pois esta é a ordem e o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo.


410) Além  do respeito e da obediência às  leis impostas pela autoridade, os que formam parte da sociedade civil têm mais alguns deveres?
Os que formam parte da sociedade civil, além da obrigação de respeitar e obedecer  às leis, têm o dever de viver em harmonia e de procurar, segundo suas possibilidades, que a sociedade seja virtuosa, pacífica, ordenada e próspera para o proveito comum, com vistas à salvação eterna dos indivíduos.


(Continua)


0 comentários: