13 setembro 2012

SER OU NÃO SER VEGETARIANO - TO BE OR NOT TO BE VEGETARIAN

vegetarian

Atualmente, torna-se evidente que uma crise alimentar ameaça o mundo por causa da ineficiência do modelo dos mercados alimentares, responsáveis pela situação na qual 800 milhões de pessoas permanentemente convivem com a fome.

Uma forte seca nos Estados Unidos e intempéries na Ásia levaram à redução da colheita de cereais, resultando em uma subida brusca dos preços de todos os gêneros alimentícios, sem exceção. Como consequência, o número de famintos no planeta aumentará no fim do ano, em dezenas de milhões de pessoas.

O aquecimento especulativo dos preços das principais matérias-primas e dos alimentos, e a emissão de dinheiro para superar a crise, puxam os preços para cima. O mais importante é que o consumidor começou a comer mais carne, e para aumentar a produção de artigos de carne é necessário incrementar também a produção de cereais e o gasto da água disponível.

Em alguns anos teremos de ser, como tudo indica, vegetarianos. A Terra terá 2 bilhões de habitantes a mais, mas simplesmente não haverá recursos hídricos necessários para proporcionar carne a todos.

vegetarian

Os cientistas convidam os habitantes do planeta a passarem para a alimentação exclusivamente vegetal. Eles declararam, em publicação no quadro da "Semana da Água", realizada em Estocolmo, que se não mudar os hábitos alimentares renunciando à carne e aos produtos da pecuária, a humanidade enfrentará uma crise alimentar gravíssima.

Até há pouco os argumentos básicos dos vegetarianos reduziam-se a razões éticas e filosóficas. Agora, a elas são acrescentadas razões econômicas. De acordo com as estimativas, em breve a população do globo vai chegar a 10 bilhões de pessoas, e para alimentá-las será preciso mais do que duplicar a produção de víveres, o que acarretará a sobrecarga de sistemas ecológicos, e em particular de recursos aquáticos.

O mundo já está ameaçado com as "guerras pela água". No caso do consumo descontrolado de água, é possível um quadro mais pessimista. As reservas de água doce existentes no planeta serão simplesmente insuficientes para preservar o atual modo de alimentação, visto que a pecuária requer um volume cada vez maior de água, em particular para a produção da forragem. A solução é passar a consumir o alimento vegetal, o que já se pratica parcialmente no mundo.

vegetariano

Crianças com elevada inteligência são significativamente mais propensas a se tornarem vegetarianas mais tarde na vida. A estas conclusões chegaram investigadores da Universidade de Southampton após a observação do QI no grupo de crianças que se tornaram vegetarianas até aos 30 anos, que era em cinco pontos superior à média de sua faixa etária.

Em geral, entre aqueles que escolhem o vegetarianismo na fase adulta, prevalecem as mulheres. Os vegetarianos têm níveis mais elevados de educação ou de competências.

Com base nos resultados de testes de várias dezenas de atletas, cientistas chegaram à conclusão de que as pessoas que pretendem melhorar o seu desempenho esportivo podem obter reais benefícios se mantiverem uma dieta vegetariana. Esta dieta permite aos atletas manter em melhor forma o sistema cardiovascular, sem perigo de colesterol.

Além disso, o vegetarianismo mantém a imunidade alta graças a antioxidantes naturais de frutas e legumes, que o vegetariano consome em grandes quantidades.

vegetariano

Vegetarianos Santos: São Francisco de Assis, Santa Clara, Santa Teresa Neumann estigmatizada, St. Martin de Porres, São João Crisóstomo, Santo Antônio de Pádua, São Nicolau de Tolentino.

Eles acreditavam que estavam seguindo o exemplo de Jesus em não comer seus animais. Trapistas, Cistercienses, Beneditinos, Franciscanos todos tiveram uma tradição de dieta vegetariana.

vegetariano

Vegetarianos Prêmios Nobel: Rabindranath Tagore, Albert Einstein, George Bernard Shaw, Sir C. V. Raman, Albert Schweitzer, Linus Pauling, George Wald, Isaac Bashevis Singer, Chandrashekar Subrahmanyam, Elie Wiesel, The 14th Dalai Lama, Aung San Suu Kyi, V. S. Naipaul, JM Coetzee.

vegetariano

Vegetarianos Cientistas: Sir Isaac Newton, John Ray, Leonardo Da Vinci, Benjamin Franklin, Thomas Edison, Nikola Tesla, Srinivasa Ramanujan, Edward Witten, Brian Greene, Jane Goodall, Vijay Raj Singh, Kalpana Chawla, Steve Jobs, Nathaniel Borenstein.

vegetariano

Lev Nikolayevich Tolstoy foi um adepto e um apóstolo do vegetarianismo. E não é pouco nem insignificante que um tal espírito e tão sublimado coração perfilhasse e praticasse essa doutrina, que a inércia moral e o poder do vício desprezam ou escarnecem na cegueira própria da sua particular estreiteza.

Convencido de que ninguém deve depender do trabalho alheio passou a limpar seus aposentos, lavrar o campo e produzir as próprias roupas e botas. Tolstoi supunha ainda em 1910 que dentro de oitenta anos todas as pessoas iriam considerar o consumo de carne um fenômeno tão repugnante como o canibalismo.

Todas as coisas da criação são filhos do Pai e irmãos do homem. Deus quer que ajudemos aos animais, se necessitam de ajuda. Toda criatura em desgraça tem o mesmo direito a ser protegida (São Francisco de Assis).


0 comentários: