03 fevereiro 2013

ASTEROIDE DA14 - APOCALYPSE 2020

Asteroide-DA14

Sete asteroides se aproximarão do planeta Terra em fevereiro, e um deles é extremamente perigoso. O asteroide DA14, com 50 metros de diâmetro, se aproximará do nosso planeta no dia 15 de fevereiro, em poucos dias.

Caso atinja a Terra, seu peso estimado de 130.000 toneladas liberará energia equivalente à explosão de uma carga 2.400.000 toneladas de trinitrotolueno. Uma potência equivalente a 100 bombas atômicas iguais às lançadas em Hiroshima!

A passagem do asteroide DA14 torna-se uma incógnita, pois seu curso dependerá de diversas variantes específicas: como seu formato irregular e composição, ou a possibilidade que poderá atingir um satélite, ocasionando o desvio da sua órbita prevista.

Asteroid-DA14

Ele foi descoberto em 2012 por astrônomos do Observatório de La Sagra, Espanha, e desde a sua detecção tem sido monitorado a partir dos vários observatórios do planeta.

Sobre a chance do impacto em algum satélite, embora seja algo que não possa ser excluído, é improvável que isso aconteça. Ao passar perto da área dos satélites estará se movendo muito rapidamente, e o seu movimento é no sentido do sul para o norte.

Como a órbita geoestacionária dos satélites situa-se em um plano vertical à linha do Equador, a elevação ou movimento vertical do asteroide irá mantê-lo pouco tempo perto desses satélites.

A NASA irá monitorar os satélites e fornecer detalhes atualizados sobre sua localização e a proximidade que o DA14 estará transitando - o monitoramento e a atualização da sua trajetória serão intensivos.

Asteroid-DA14

Se a passagem do asteróide 2012 DA14 não causar danos, devemos atentar para suas futuras aproximações, porque quanto maior o número de observações feitas pelos astrônomos maior será a precisão do cálculo orbital.

Segundo a Nasa, entre 2020 e 2060 estão previstas distâncias de aproximação ainda menores, pois o asteroide DA14 dará uma série de rasantes bem próximos da Terra. Em 15 de fevereiro de 2020 se aproximará muito do nosso planeta!

Se cair em terra firme estima-se que 10.000 quilômetros quadrados serão vaporizados instantaneamente, e se a queda ocorrer no oceano poderemos esperar a ocorrência de tsunamis descomunais a partir área atingida.



0 comentários: