30 June 2014

OUVIREMOS OS CONSELHOS! - WE WILL LISTEN TO THE COUNCILS!


OUVIREMOS-OS-CONSELHOS

Documento nº: 91 da CNBB defende os "conselhos" e a "radicalização da democracia"

Os progressistas assumiram os postos de comando e tornaram-se ordenadores de despesa, formaram seus "conselhos" e os doutrinaram na ideologia marxista para justificar e legitimar os encaminhamentos da "democracia radical" dentro da Igreja, relegando os padres conservadores aos papéis secundários de vigários sem poder algum de decisão.

Em 2010, por ocasião da 48ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizada em Brasília, o então secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, apresentou o documento nº: 91, "Por uma Reforma do Estado com Participação Democrática", assinado em 11 de março daquele ano, meses antes do pleito que elegeria Dilma Rousseff como presidente. Naqueles dias da 48ª Assembléia, estive em Brasília e procurei vários bispos, inclusive o próprio Dom Dimas, chamando a atenção para o Plano Nacional de Direitos Humanos que o então presidente Lula havia apresentado nas vésperas do Natal do ano anterior, e que causou grande apreensão em vários setores da sociedade brasileira.

Solicitamos que a CNBB tivesse um posicionamento firme sobre o aspecto anticristão do PNDH3. Mas não foi possível tal posição. Os temas da Assembléia vinham das bases, e um deles era o documento nº: 91. "Um tema para entrar aqui, em discussão, vem das bases, dos conselhos!", ressaltou um dos prelados. Em relação ao PNDH3 a apreensão inicial foi apenas passageira. Logo as vozes se calaram e vieram as acomodações conhecidas. A execução do PNDH3 continuou como prioridade do governo do PT, legitimado pelo silêncio e conivência de muitos. Depois que passou a chiadeira inicial o PT se sentiu respaldado a agir com mais celeridade aos propósitos contidos no PNDH3.

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Muitos bispos fizeram descaso dos apelos feitos, e quando a voz solitária e heroica de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, o Leão de Guarulhos, clamou em defesa dos nascituros denunciando a agenda aborticida do PT em plena campanha eleitoral, muitos outros religiosos e leigos "católicos da esquerda" se juntaram para assinar uma carta de apoio a Dilma Rousseff, incensada por Leonardo Boff, em evento no Rio de Janeiro. No ano seguinte, estando com Dom Bergonzini em Londrina (PR), conversamos sobre a situação nacional, e ele afirmou que continuaria quantas vezes fosse preciso se posicionando em fidelidade ao Magistério da Igreja, à sã Doutrina, denunciando a agenda aborticida do PT e o seu projeto de poder totalitário, confirmando assim a valentia que faltava a muitos outros religiosos e leigos católicos.

Estivemos juntos novamente num ato público na Praça da Sé, em que saímos em direção ao Fórum João Mendes, onde ele protocolou uma ação contra as "Católicas pelo Direito de Decidir". No ano seguinte nos reencontramos no plenário do Supremo Tribunal Federal, na votação da ADPF 54, quando o STF decidiu aceitar o aborto em casos de anencefalia. Havíamos feito uma vigília durante a noite, antes da votação, em frente o STF. E ainda durante a votação, quando a maioria dos ministros já havia deliberado, Dom Bergonzini saiu da sessão e foi rezar um terço em frente o STF.

Ele sabia que naquele momento, pela via judiciária, estava se abrindo uma brecha para a legalização do aborto no Brasil e que a Presidente Dilma Rousseff não cumpriria sua promessa de campanha de que não tomaria iniciativa nesse sentido, o que se confirmou mais tarde com a sanção da Lei 12.845/2013, de triste memória. A imagem de Dom Bergonzini sozinho diante do STF, debaixo de um sol escaldante no meio da tarde, foi de cortar o coração. O Leão de Guarulhos não se abateria até o último minuto de vida, dando o exemplo de um combatente da Igreja militante.

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Via Crucis de uma campanha contra o aborto

No mesmo período, percorríamos as paróquias de algumas dioceses do Estado de São Paulo coletando assinaturas para a "Campanha São Paulo pela Vida", com o objetivo de incluir na constituição estadual paulista o direito a vida desde a concepção, via iniciativa popular. Foi então que comecei a perceber uma realidade mais terrível, que ainda não tinha me dado conta. Ao apresentar a campanha aos padres, nas reuniões diocesanas de presbíteros, muitos deles disseram: "A proposta é boa, mas temos que primeiro ouvir os conselhos paroquiais. Pessoalmente sou a favor da campanha e acho bonita esta iniciativa, mas temos que ouvir os conselhos". E de outro pároco: "Não posso simplesmente apresentar um projeto bonito desses como se fosse coisa minha, ou pior ainda, como se fosse coisa do bispo, você entende? Tudo será decidido nos conselhos".

Então a coisa emperrou e allgo aconteceu, que não entendíamos! Só funcionou quando o pároco, com a sua prerrogativa de decisão, autorizou que fossemos ao final da missa falar sobre a campanha e, em seguida, fizéssemos a coleta de assinaturas. Em muitos casos, o pároco disse que colocaria a disposição agentes pastorais. Mas quando chegávamos lá, para o mutirão pela vida, nem mesa, nem canetas, nada de estrutura mínima. Tínhamos que levar tudo por nossa conta e, em certos casos, nem mesmo o pároco lá estava. A missa era rezada por um vigário, que nem sabia do que estava acontecendo, porque ninguém avisou nada. "Acho que vocês estão sendo boicotados", nos disse uma senhora que veio assinar o formulário contra o aborto.

A campanha contra o aborto no estado de São Paulo se tornou um calvário, porque nos deu a constatação de que boa parte das paróquias visitadas está dominada por "conselhos" imbuídos de ideologia marxista, que não consideravam relevante a causa da defesa da vida desde a concepção. "Vocês estão obcecados pela questão do aborto", nos disseram. "Se for um abaixo-assinado para dar moradia aos sem teto, terras para o morador de rua e direitos sociais aos afrodescendentes, então contem com a gente". Mais tarde tivemos que ouvir de um dos líderes dos conselhos: "Até o Papa já disse que vocês estão obcecados pela questão do aborto!" Um deles foi mais longe: "Direito primeiro ao já nascido!".

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Mesmo assim continuamos percorrendo as dioceses, algumas nos acolhendo muito bem, abrindo as portas, como o bispo de Campinas. Então fui pessoalmente falar com Dom Damasceno, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida. Ele foi bem receptivo e acolhedor, abrindo as portas da Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, onde fizemos um mutirão de coleta de assinaturas lá. E também Dom Beni, que telefonou autorizando um dia de coleta na Canção Nova. Mas foi apenas um único dia de mutirão. Depois, tínhamos que voltar às paróquias e submeter o abaixo-assinado à vontade dos "conselhos". E quando isso acontecia, emperrava de novo.

Bispos conservadores e fiéis ao Magistério da Igreja nos recebiam, ouviam e acolhiam, anuindo com a proposta. Quando os formulários eram encaminhados para as bases, meses decorriam sem que houvesse algum retorno. Na Regional Sul-1 da CNBB, graças ao Padre Berardo Graz, dando apoio, conseguimos mobilizar outras comissões em defesa da vida e obter juntos mais de cento e cinquenta mil assinaturas. Mas precisávamos chegar a trezentas e trinta mil! Tivemos então que fazer um mapeamento de paróquia por paróquia, identificar qual padre acolheria e, mesmo assim, qual tomaria a decisão dele mesmo para fazer acontecer. Quando ia para os "conselhos", estancava.

Mesmo assim, chegamos a mais da metade do número de assinaturas exigidas pela legislação e, como desejávamos fazer a ação vir do seio da Igreja Católica, o trabalho demorou mais para fluir. "Chamem os evangélicos, vocês precisam dos evangélicos!" Mas queríamos muito a iniciativa dos Católicos. A grande lição da campanha foi a de constatar o aparelhamento ideológico da Igreja Católica no Brasil. A maior parte dos "conselhos" foi criada para ser a voz do esquerdismo dentro da Igreja, minando-a por dentro, corroendo a sã Doutrina e fazendo com que muitos padres fiquem de mãos atadas, imobilizados e sem saber o que fazer, como reféns dos conselhos.

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"A fidelidade dos sacerdotes Católicos deve ser com a sã Doutrina", disse eu certa vez numa reunião de um desses "conselhos". E uma das lideranças, com voz num tom de saltar as veias, respondeu: "Esta sã doutrina é eurocêntrica. Mas saiba que a experiência da América Latina, que veio das CEBs, e o protagonismo dos conselhos populares, farão emergir a igreja que queremos, a igreja como povo de Deus, e não a imposta pela hierarquia". E completou: "A questão do aborto é um obsessão desta Igreja reacionária. O povo quer pão na mesa e terra, esse sim é o direito a vida por qual temos que lutar. E conseguiremos isso com participação popular, com democracia radical e efetivamente participativa".

Outro aspecto percebido foi a crescente tomada de posição dos progressistas em todos os níveis: nas paróquias, escolas e universidades, nas editoras, empresas e muitas instituições hoje apenas ditas Católicas. Os progressistas assumiram postos de comando e tornaram-se ordenadores de despesa. Formaram seus "conselhos" e os doutrinaram na ideologia marxista para justificar e legitimar os encaminhamentos da "democracia radical" dentro da Igreja, relegando os padres conservadores aos papéis secundários de vigários, sem poder algum de decisão.

Boa parte se acomodou evitando criar problemas, e preferindo tocar a rotina em serviços burocráticos de atendimentos sem intervir nas decisões, aceitando se tornar reféns dos "conselhos". Alguns celebram a missa diária como se fosse apenas uma obrigação profissional e nada mais. Fazem os atendimentos necessários e somem. Vários são os casos de depressão e alcoolismo, que sofrem sem saber o que fazer debaixo do mando de tais "conselhos" com a conivência do progressista ordenador de despesa. Presenciei casos assim nas minhas andanças em defesa da campanha contra o aborto, nas muitas visitas feitas em paróquias, de padres cerceados de suas atividades, vigiados, boicotados, que sofrem calados padecimentos incontáveis.

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"O que acontece com a nossa Igreja?", queixou-me um deles. E lembrou-me uma frase de Bento XVI em seu livro "Jesus de Nazaré": "E como estamos todos na realidade presos pelas potências que de um modo anônimo nos manipulam". E me contou: "Não apenas padres sofrem com isso, mas também Bispos, e mais ainda, Bispos eméritos conservadores que padecem privações sob a dependência de religiosos progressistas. São idosos, e muitas vezes sem família, à mercê da vontade dos progressistas. Tudo isso causa grande dor e sofrimento no seio da Igreja que foi tomada por dentro pela implacabilidade dos progressistas, dentre os quais muitos recorrem aos "conselhos" para dar legitimidade a este cerco aos conservadores dentro da instituição. Eles sabem que ninguém vai falar nada, ninguém tem coragem de falar, e assim, aos poucos, eles avançam e ocupam mais postos de decisão".

E então nos indagamos: o que esperar, mais adiante, em termos de defesa da sã Doutrina Católica, quando o próprio documento nº: 91 da CNBB, em relação à reforma do Estado brasileiro, prega uma "educação popular" capaz de questionar os fundamentos do sistema político atual, questionando inclusive a "democracia representativa" e advogando a necessidade de dar poder aos "novos sujeitos históricos" (os tais "conselhos populares" defendidos pelo decreto 8243/2014 da presidente Dilma Rousseff), propondo inclusive no referido documento, "radicalizar a democracia", dizendo que: "a democracia representativa não esgota todas as formas de vivência democrática, rompendo com a supremacia institucional da cultura ocidental". Está no documento nº: 91 a defesa dos "conselhos", de modo explícito: "os conselhos paritários formam, um campo privilegiado de participação popular, propondo a institucionalização das estruturas de participação popular, para uma nova forma de viver a democracia".

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O fato é que o documento nº: 91 está em muita sintonia com o pensamento contido no decreto nº: 8243/2014 da presidente Dilma Rousseff. Não é a toa que Gilberto Carvalho se sente tão à vontade, ao saber que não haverá resistência alguma da Igreja ao decreto, porque o documento nº: 91, que já foi lido e trabalhado em tantos finais de semanas, em muitas reuniões paroquiais pelo País afora, defende o que está no decreto 8243/2014, mesmo muitos sem saber exatamente das consequências disso, para o País e para a Igreja Católica no Brasil.

Gilberto Carvalho sabe que as poucas vozes reacionárias não têm lastro mais nas bases já trabalhadas e tomadas, há muito tempo. Já não tem mais poder algum. E poderá rir disso, no conforto do gabinete presidencial, certo de que poderá agora avançar mais célere, em tudo aquilo que está lá contido no PNDH3, e que os próprios bispos, reunidos na 48ª Assembléia, nada disseram a respeito. Agora, poderão facilmente prosseguir no afã de sovietizar o País, repetindo aqui o queria Lenin: "todo poder aos sovietes!"
Agora ficou clara a resposta dos párocos progressistas ao receberem o formulário da campanha contra o aborto: "Ouviremos primeiro os conselhos". E entendemos o porquê tais formulários terem ficado meses esquecidos nas gavetas dos escritórios paroquiais. Os "conselhos" decidiram que a questão do aborto não é relevante. Mesmo sabendo que a maioria do povo brasileiro é contra o aborto e pela vida (82% segundo pesquisa Vox Populi). Mas os "conselhos" representam mesmo o povo?

Written by Hermes Rodrigues Nery

Source: Mídia Sem Máscara

Hermes Rodrigues Nery é coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida e do Movimento Legislação e Vida, da Diocese de Taubaté. Especialista em Bioética, é pós-graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. E-mail: hrneryprovida@gmail.com

Adendo:

Dom-Bergonzini

"A imagem de Dom Bergonzini sozinho diante do STF, debaixo de um sol escaldante no meio da tarde, foi de cortar o coração. O Leão de Guarulhos não se abateria até o último minuto de vida, dando o exemplo de um combatente da Igreja militante" (Hermes Rodrigues Nery).

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini (São João da Boa Vista, 20 de maio de 1936 - Guarulhos, 13 de junho de 2012) foi um Bispo Católico brasileiro. Foi ordenado padre em 29 de junho de 1959 e nomeado bispo da Diocese de Guarulhos em 4 de dezembro de 1991 até 23 de novembro de 2011.

Foi eleito pela revista Época como um dos cem brasileiros mais influentes. Em 19 de julho de 2010 pediu, através do site da CNBB, que os Católicos não votassem em Dilma Roussef por esta defender o aborto. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo também afirmou que "o ideário do PT é muito perigoso". Anteriormente, ele já havia orientado os padres de Guarulhos a se manifestarem nas missas contra o voto em Dilma nas eleições.

Em 2012, sofreu de pneumonia e, no dia 21 de maio, foi internado na UTI do Hospital Stella Maris em Guarulhos. Seu estado de saúde agravou-se para uma embolia pulmonar e o falecimento aconteceu em 13 de junho de 2012.

No seu Testamento Espiritual, escrito em 11 de março de 2009, por ocasião dos 50 anos de sacerdócio, deixou explícita sua vocação e a alegria de ser sacerdote, assim como suas devoções infinitas a Jesus Cristo e a Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Wikipédia).

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