27 August 2012

OS ANIMAIS NA CRIAÇÃO DIVINA - THE ANIMALS IN DIVINE CREATION

criaçao-divina-deus

JESUS ENSINA

Jesus ordena bondade, misericórdia, compaixão, e amor por toda criação de Deus, que criou cada animal com a capacidade de sentir dor e sofrimento. Jesus é amor e misericórdia na forma humana, e há fortes evidências de que era um vegetariano.

Por exemplo, na época de Jesus, o sacrifício animal era uma desculpa para os seres humanos comerem carne, e Jesus objetava os sacrifícios animais a cada chance. Ele expulsou para fora do templo aqueles que vendiam animais para sacrifício e consumo , instituiu o batismo no lugar dos sacrifícios animais, e disse que "Deus requer misericórdia, não sacrifício", eliminando os sacrifícios animais completamente na Última Ceia e realizando uma refeição de Páscoa vegetariana.

É  forte a evidência de que Jesus e seus primeiros seguidores eram vegetarianos. Textos eloquentes de muitos líderes pioneiros da Igreja, incluindo a citação de São Jerônimo, afirmam: "Jesus Cristo, que apareceu quando se cumpriu o tempo, novamente reuniu o final com o princípio, de modo que não é mais permitido que nós comamos carne animal".

creation-divine-god

Na verdade, não existem escrituras nas quais Jesus coma carneiro, o qual certamente teria comido na Páscoa se não fosse vegetariano. Na época de Jesus havia muitos judeus vegetarianos que se baseavam na fé , assim como existem até hoje em dia. Os não-vegetarianos comiam carneiro na Páscoa, mas os vegetarianos só comiam pão sem levedura, conforme, ao que parece, fazia Jesus.

Jesus alimentou a multidão com pães e peixes, cita a Bíblia. Mas estudos afirmam que a palavra grega para "fishweed", alga seca, foi mal traduzida depois como "peixe". A alga seca era um alimento popular entre os camponeses e provavelmente foi posta no cesto com o pão. Em outras passagens, Jesus chama os pescadores e lhes diz que sejam pescadores de homens. Ele pede que mostrem misericórdia com todos os seres. "Eu desejo clemência, e não sacrifício".

O Gênesis nos diz que Adão e Eva eram vegetarianos nos Jardins do Éden. Dizer que Deus deu ao homem domínios sobre os animais é uma má tradução do Gênesis. No sexto dia, Deus criou os seres humanos e os animais, pedindo tratamento humanitário aos animais e em seguida sugerindo uma dieta vegetariana. "Eu dei a vocês todas as plantas que dão sementes e que estão sobre a superfície da Terra, e todas as árvores com frutos que dêem sementes vocês os terão para seu alimento".

criaçao-divina-deus

CITANDO ISAÍAS

De que me serve a multidão de vossos sacrifícios? Já estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais nédios, e não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu tais sacrifícios de vossas mãos e que viésseis pisar meus átrios?

Não tragais mais ofertas. O incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das congregações. Não posso suportar iniquidade, nem mesmo o ajuntamento solene. As vossas luas novas e as vossas solenidades aborrecem a minha alma, já me são pesadas, já estou cansado de as sofrer.

Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós meus olhos. Sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade dos vossos atos, cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer bem, praticai o que é reto.

Vim para abolir as festas sangrentas e os sacrifícios, e se não cessais de sacrificar e comer carne e sangue dos animais, a ira de Deus não terminará de persegui-los, como também perseguiu a vossos antepassados no deserto, que se dedicaram a comer carne e que foram eliminados por epidemias e pestes.

creation-divine-god

A BÍBLIA

Deus pôs tudo debaixo de seus pés. Gado miúdo e bois, todos eles, e também os animais da campina, as aves do céu e os peixes do mar. De fato, as leis de Deus a Israel enfatizavam repetidas vezes a necessidade de mostrar consideração pelos animais. Ao se desincumbir de sua responsabilidade, o homem com frequência tem transformado animais domésticos em bichos de estimação e até mesmo domado animais selvagens com a mesma finalidade.

Mas é bom lembrar que a Bíblia faz clara distinção entre homem e animal. O homem, e não os animais, foi feito à imagem e semelhança de Deus. Os animais foram criados para viver por um período limitado, o homem foi feito com a perspectiva de viver para sempre. Jesus Cristo disse que, para termos “vida eterna”, precisamos exercer a Fé e adquirir conhecimento de Deus, algo que é impossível aos animais.

Originalmente, Deus proveu apenas vegetação para o consumo humano. Porém, mais de 1.600 anos depois, após o Dilúvio dos dias de Noé, Deus disse: "Todo animal movente que está vivo pode servir-vos de alimento. Como no caso da vegetação verde, deveras vos dou tudo". Assim, Deus fez a concessão de que os animais também servissem de alimento para o homem. Evidentemente, essa concessão foi para beneficiar o homem, embora de início Deus não tenha incluído a carne na sua dieta.

OS CIENTISTAS

vegetariano
O prêmio Nobel da Paz Isaac Bashevis Singer falou para um entrevistador: "Todos nós somos criaturas de Deus, não é coerente pedirmos a Deus por clemência e justiça enquanto continuamos comendo a carne de animais que são mortos por nossa causa. Meu vegetarianismo é minha religião e é parte do meu protesto contra a conduta do mundo". Grandes mentes pensam de forma similar.

OS DESCONTENTES

Deus criou o mundo em 7 dias. No sétimo dedicou-se a ouvir as reclamações.

girafa e filhoteA primeira a apresentar protestos foi a girafa:
-Puxa vida, Deus! Que coisa é esta? Este meu pescoço enorme é ridículo!

Deus, pacientemente, explicou:
-Calma dona girafa! Tudo foi muito bem pensado. Com esse pescoço comprido, além de a senhora poder comer as folhas mais tenras do alto das árvores, vai poder perceber a aproximação do inimigo antes dos outros animais e assim se defender.
A girafa ouviu as explicações e ficou convencida de que Deus, afinal, tivera uma boa idéia.



elefante e filhote
Logo depois entrou o elefante, injuriado:
-O que é isso, Deus! Eu sou enorme de gordo e tenho esta tromba toda na minha cara. Isto é muito esquisito!

Deus, sabiamente, explicou:
-Com esse tamanho todo, nem o leão, que é o rei da selva, terá coragem de te enfrentar, e além do mais, graças a essa tromba, você é o único animal que pode tomar banho de chuveirinho.
O elefante ponderou e chegou à conclusão que Deus tinha razão.


galinha ovo grande
O terceiro bicho da fila era a galinha, irritada, que já entrou metendo o pé na porta:
-Não quero saber de explicações! Ou diminui o tamanho do ovo ou aumenta o tamanho do c..!








0 comentários:

Post a Comment