A história dos instrumentos musicais pode ser rastreada por toda a Bíblia. O primeiro instrumento de música, a harpa ou kinnor, em hebraico, foi inventado por um homem chamado Jubal. Alguns foram feitos com uma parte de prata e outros da madeira do abeto.
O kinnor representa toda a classe de instrumentos de cordas e foi usado como acompanhamento das canções de alegria e como louvor a Deus. Outros instrumentos foram feitos mais tarde por David e Salomão. O uso de instrumentos musicais na adoração pode ser visto tanto no Antigo como no Novo Testamento.
O favorito de David, a harpa ou lira, é citado mais de cinquenta vezes na Bíblia e estava entre os principais instrumentos usados. Além deste, outro instrumento citado trinta vezes nas Escrituras era o saltério. Este tinha doze cordas e não era tocado com a mão mas sim com uma palheta. Parecia uma guitarra, mas de forma triangular, plano e amarrado de lado a lado. Outro instrumento semelhante era o alaúde, que tinha um grande corpo em forma de pera, pescoço comprido e trastes no braço com parafusos de cabeça para a afinação.
Entre os instrumentos de sopro usados no período bíblico temos a corneta, a gaita de foles, a flauta, o chifre de carneiro e trompete. Havia também trombetas de prata e oboé duplo. Entre os instrumentos de percussão eram usado os sinos, címbalos, sistrum, tamboril, tambores de mão e pandeiros.
O adufe ou pandeiro, era popular no uso com a dança para celebrar vitórias militares. A trombeta tinha múltiplos usos. Para proclamar dias de festa, reunir uma assembléia, soar um alarme para a batalha contra o inimigo e para anunciar a chegada de um novo rei. A harpa e o oboé foram usados durante as alegres festas seculares. O oboé também era tocado durante as cerimônias fúnebres.
Ao longo dos séculos, os meninos pastores de Israel usaram suas flautas simples, feitas de junco, durante o pastoreio de seus rebanhos. Sem dúvida a experiência musical de David começou com este instrumento, enquanto cuidava do rebanho da família. Mas além de tocar a flauta, o jovem David tornou-se famoso por sua capacidade de usar o que a Bíblia chama de harpa.
O instrumento não era grande o suficiente para ser como o que hoje chamamos de harpa. Seria mais adequado chamá-lo de lira. Era realmente uma forma modificada de harpa, sendo portátil e com a caixa de som formando a base do mesmo. Quando os servos de Saul foram procurar alguém que soubesse usar este instrumento com habilidade, um de seus membros disse: "Eu vi um filho de Jessé, o belemita, que o domina muito bem".
Assim, David veio tocar músicas para o rei Saul, para animá-lo quando teve um dos seus ataques de tristeza. Desde então, David tornou-se um inventor de instrumentos musicais e originador de vários deles. Nas Escrituras, Mateus relata: "Certa feita, Jesus entrou na casa onde a filha do governante tinha morrido, e Ele viu os menestréis".
Os menestréis eram os afamados tocadores de flauta. No Oriente, até hoje, flautistas profissionais são chamados para expressar, por meio destes instrumentos, a tristeza e o luto pela perda de um falecido.
Segundo a Bíblia, Asafe, filho de Berequias, foi um proeminente músico na sua época e também um levita consagrado a este ministério. O ministério da música dos levitas foi instituído por David. Foi nesse dia que David deu pela primeira vez a Asafe e seus colegas levitas, a responsabilidade de cantarem louvores a Deus
Era um ministério permanente, e o rei David reponsabilizou-os como encarregados permanentes da adoração, que era feita no lugar onde a Arca da Aliança havia sido colocada. Eles deviam cumprir ali os seus deveres todos os dias. Asafe não era só um mero musicista, mas um dos principais levitas.
Cantor e compositor, Asafe era um músico instrumentista que servia a Deus junto com Jedutum e Hemã, seus companheiros de música. As Crônicas informam que ele também serviu a Deus como profeta no reinado de David. Na ocasião do episódio do transporte da Arca da casa de Obede-Edom para a tenda armada por David, a fidelidade de Asafe motivou o rei a promovê-lo a ministro da música.
Seus instrumentos preferidos eram a harpa, o alaúde e o címbalo. Junto com quatro mil levitas, Asafe louvava continuamente ao Senhor, agradecendo a bondade de Deus para com Israel. Liderou um grupo de 288 mestres da música, aos quais chamava seus filhos. Escreveu, junto com eles, doze dos 150 salmos contidos na Bíblia.
JESUS CRISTO NÃO ERA JUDEU
0 comentários:
Postar um comentário