01 novembro 2013

EM BUSCA DA ETERNIDADE - THE SEARCH FOR ETERNITY


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Em todo processo fĂ­sico hĂĄ uma sequĂȘncia de estados. Um estado precedente Ă© uma causa para outro estado que Ă© seu efeito, e hĂĄ sempre uma lei fĂ­sica que descreva esse processo. Mas o que existia antes do ĂĄtomo primordial? Estas questĂ”es, sem respostas pela fĂ­sica, encontram um ponto final na religiĂŁo, ou seja, encontram Deus.

A vida eterna é conquistada através do conhecimento de Deus e estå contida em Seu Filho. Obtemos este privilégio simplesmente ao acreditar na Salvação que Deus ofereceu a todos através da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Na teologia, um novo paradigma mostra que o processo de Salvação é a grande verdade da manifestação de Deus e que esta revelação é intrinsecamente dinùmica. Acreditava-se que os relatos dos "iluminados" do passado eram objetivos, isto é, independentes da pessoa que os experienciava e do processo de conhecimento adquirido.

Hoje percebe-se que a reflexĂŁo sobre os modos nĂŁo-conceituais de conhecimento deve ser incluĂ­da explicitamente no discurso teolĂłgico, havendo uma concordĂąncia crescente de que o modo de conhecimento nĂŁo-conceitual constitui parte integrante e essencial da teologia.

Jesus nos trouxe as implicaçÔes da percepção mística em termos do que esperar do Reino de Deus, isto é, o poder Salvador de Deus na história. Mas seus seguidores nos ensinam a história de Jesus, quando, na verdade, deveriam nos transmitir os ensinamentos de Jesus.

O poder Salvador de Deus Ă© experimentado na experiĂȘncia religiosa, a experiĂȘncia de pertencer sem limites, que vivenciamos em nossos "momentos do Reino" e que nos liberta da insanidade do mundo em que vivemos.

A doutrina CatĂłlica reconhece que a natureza humana estĂĄ profundamente doente e que merecemos, por isso, a necessidade da Salvação. Desde o princĂ­pio, alguma coisa estĂĄ fora de ordem e errada com a nossa existĂȘncia, tanto que as tradiçÔes religiosas partem do reconhecimento de que estamos perdidos e temos de encontrar o caminho de volta para "casa".

Por isso, estamos "desterrados neste vale de lågrimas", e todos cremos nesta condição, mas os homens não questionam pois a nossa sociedade é confusa e insana.

BUSCA-DA-ETERNIDADE

Na vida eterna vamos ter uma relação muito mais íntima com a natureza do que temos agora, vamos encontrar o segredo da vida que no presente nos encara como estranhos no paraíso. Tocaremos o segredo interno da beleza que vemos na natureza!


A eternidade Ă© um conceito difĂ­cil de se entender, pois o tempo nĂŁo significa para Deus a mesma coisa que representa para nĂłs. Deus criou o tempo mas existe fora dele, e jĂĄ existia antes do tempo, no passado eterno. Temos uma perspectiva muito estreita pois o nosso tempo na Terra Ă© breve e os dias sĂŁo como uma sombra que passa. No CĂ©u teremos uma perspectiva muito mais ampla e nada parecida com a vida atual.


Mas como nasce da percepção da eternidade a religiĂŁo que vemos ao nosso redor? Quando ocorre uma experiĂȘncia que nos comove profundamente e que percebemos ter relação com a existĂȘncia, forçosamente refletimos sobre ela. Assim surge a teologia, que Ă© o esforço para compreender o significado da experiĂȘncia e da sua implicação em face Ă  religiĂŁo.


Essa compreensĂŁo Ă© que nos traz a experiĂȘncia religiosa de pertencer Ă quilo de que pensĂĄvamos ser apenas parte. A raiz do termo religiĂŁo Ă© ligação, ou religação, e a de teologia, ou estudo sobre as coisas de Deus, Ă© theos, Deus. Isso nos traz a referĂȘncia do nosso pertencer, a Ășnica realidade Ă  qual pertencemos e que pertence intimamente a nĂłs.


Fomos colocados no jardim do Éden para o cultivar e guardar, e esta Ă© a nossa responsabilidade. Somos responsĂĄveis por esse jardim, portanto devemos administrĂĄ-lo e nĂŁo dominĂĄ-lo e explorĂĄ-lo de modo destrutivo como temos feito. Os homens, para cultivĂĄ-lo, parecem estar do lado de fora do jardim, mas essa visĂŁo de separação equivale Ă  Queda que afastou o jardineiro do jardim.


Antes da Queda, o jardineiro nĂŁo sabia que estava nu! Essa ideia de nudez nada tem que ver com sexualidade, pois Ă© a experiĂȘncia da separação, a condição em que todos nos encontramos, alienados e sem percepção do cosmos.

JESUS-CHRIST-SON-GOD

A vida eterna significa escapar do poder da morte, assim como Deus trouxe Jesus de volta Ă  Vida. Da mesma forma, a morte nĂŁo serĂĄ o fim da histĂłria para nĂłs. "Porque o salĂĄrio do pecado Ă© a morte mas a dĂĄdiva de Deus Ă© a Vida Eterna em Cristo Jesus Nosso Senhor".


A vida eterna também se refere à qualidade de vida, pois Jesus disse: "Eu vim para que tenham Vida, e a tenham em abundùncia". Isto é, a vida eterna não é apenas algo que começa depois da morte, mas inicia-se e consagra-se desde a Terra até o Céu.


Na teologia acreditava-se que, para a compreensão da verdade inerente às revelaçÔes, deveria-lhe ser acrescentada a soma total dos dogmas. Hoje, a relação entre as partes e o todo estå invertida. Muda-se de Deus como revelador da Verdade para a realidade como auto-revelação da divindade, ou seja, Deus revela-se em todos os aspectos do Universo.


Esta Revelação Ă© um processo ininterrupto, nĂŁo constituĂ­do de um bloco Ășnico como se presumia, e os dogmas focalizam as experiĂȘncias pessoais inexprimĂ­veis da manifestação de Deus entre os homens.


A FĂ© Ă© um tipo de auto-entrega a Deus que se revela, e revela o verdadeiro eu, que Ă© parte de Deus. Esta Ă© a sequĂȘncia lĂłgica: experiĂȘncia, revelação, resposta e FĂ©. ApĂłs, vem a reflexĂŁo sobre o experimentado, que resulta no entendimento teolĂłgico necessĂĄrio para relembrar aquela experiĂȘncia com a Verdade e poder comunicĂĄ-la aos demais.


Mas tal comunicação Ă© dificultada por inĂșmeras razĂ”es, porque somente em parte ou por metĂĄforas pode ser transmitida. Assim, esta revelação Ă© a base da FĂ© CristĂŁ. A teologia Ă© o resultado da exploração intelectual daquilo que se entendeu acerca da experiĂȘncia revelada.


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A Vida Eterna Ă© a prĂłpria Vida de Deus vivendo em nĂłs. É o tipo de vida que resulta da estreita relação amorosa com o nosso Pai celestial e Seu Filho Jesus Cristo. É beneficiadora da paz, alegria, segurança, conforto, força e esperança. É a vida interminĂĄvel com Deus, a vida no CĂ©u depois da morte, mas tambĂ©m Ă© a vida abundante aqui na Terra.
 
É o tipo de vida que todos nós realmente queremos e que nunca poderíamos alcançar, mas que Deus nos dá de graça quando finalmente admitimos o quanto precisamos da Sua ajuda.

Esta dådiva se inicia no momento em que cremos nos Mistérios da Fé. Esta é a origem da vida eterna para o Cristão, a partir da presença de Deus conosco em todos os momentos, para nos guiar, orientar e ajudar-nos a viver de acordo com as novas normas e princípios encontrados em Sua Palavra.

Nossa insatisfação com o tempo, a propĂłsito, Ă© uma poderosa evidĂȘncia de que somos feitos para a eternidade. NĂŁo hĂĄ nada mais natural e onipresente neste mundo do que tempo. NĂŁo sĂł os nossos corpos, mas tambĂ©m nossas almas, estĂŁo imersos no tempo.

Esta nova existĂȘncia vai se estender alĂ©m do tempo conceitual e seremos transformados em seres imortais e incorruptĂ­veis. Maior do que isso serĂĄ a expectativa de sermos parecidos, em espĂ­rito, com Jesus. Este Ă© um conceito inimaginĂĄvel e Ășnico, mas que nos Ă© oferecido pela Palavra de Deus.

Agora somos filhos de Deus, e o que seremos ainda não se manifestou. Mas sabemos que, quando se manifestar, seremos semelhantes a Ele, pois O veremos como Ele é. Todo aquele que tem esta esperança purifica-se, assim como Ele é puro.

JESUS CRISTO NÃO ERA JUDEU





1 comentĂĄrios:

AnĂŽnimo disse...

Nossa existĂȘncia pressupĂ”e um tempo no planeta terra. Se a terra Ă© o centro ontolĂłgico do universo, nĂŁo sabemos. Sabemos que naquele tremendo e glorioso dia nĂŁo perguntaremos mais nada…:)