30 julho 2024

O BEM E O MAL - GOOD AND EVIL

O BEM E O MAL

Deus criou um mundo perfeito em todos os sentidos no planeta Terra, porém os humanos rejeitaram a palavra de Deus e como resultado a existência do sofrimento e a perversidade se abateram sobre nós. Portanto, o mundo em que vivemos agora não é aquele que Deus criou, uma vez que o mal e a ausência do bem foram responsáveis pelo sofrimento das pessoas.

Não é segredo que o conforto em que vivemos leva à submissão condenável, e para forjar o espírito, o caráter e o crescimento do amor dentro da alma humana Deus permitiu que experimentássemos o sofrimento e os desgostos. Mas podemos glorificar e apreciar este ato divino pois nos revelou a perseverança e a certeza de que o bem suplantaria o mal na Terra.

O BEM E O MAL

Seríamos diferentes se tudo estivesse certo o tempo todo, porque assim não desenvolveríamos os bons traços de caráter como a compaixão, humanidade, caridade, bondade e condescendência. Assim, as pessoas que passaram por momentos difíceis e sofreram, agora olham orgulhosas para trás e podem dizer que aprenderam e legaram algo de valioso com as suas dificuldades.


Não temos a capacidade de compreender como Deus realiza o Seu plano perfeito entre a humanidade, mesmo quando inclui o sofrimento humano. Mas Ele não permanece indiferente ao mal e o sofrimento, uma vez que decidiu encarnar na pessoa de Jesus Cristo e suportar os sofrimentos e as agonias para nos ensinar como transformá-los no ato de amor universal.


O BEM E O MAL

Deus sofreu por nós e juntou-se aos seres humanos nas trincheiras das aflições, mas nos tranquilizou garantindo que tudo terminaria em breve. Deus proporcionou o alento e a resposta às nossas angústias através de Seu Filho, Jesus Cristo. Ele não forneceu somente um argumento filosófico ou uma ideia abstrata porque Deus sabia que precisávamos da Sua presença entre nós.


O mal é complementar ao bem porque não poderíamos saber se algo está errado sem que houvesse um padrão oposto para mensurá-lo. A Lei de Deus estabeleceu os padrões morais universais, e sem o padrão do bem o mal seria absoluto. E se a vida é tão cruel e injusta como venceremos o mal? O que é necessário para o triunfo do mal é que os homens bons não façam nada!


O BEM E O MAL

O desejo fundamental de fazer o bem é a meta do ser humano. O homem é a única criatura que tem o poder de pensar e agir de acordo com a sua moral que pode transformar as ideias em realidade. É o nosso instinto de fazer o bem que nos motiva e inspira a ajudar ao próximo, e uma vez que fazemos alcançamos a suprema felicidade e as bem-aventuranças divinas.


As bem-aventuranças são os Ensinamentos de Jesus Cristo que, de acordo com o Evangelho segundo Mateus, Jesus pregou no Sermão da Montanha, e que de acordo com o Evangelho segundo Lucas, Jesus pregou no Sermão da Planície, para ensinar e revelar aos homens a verdadeira felicidade: 


BEM E O MAL

Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus, Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados, Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a Terra, Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos, Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia,


Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus, Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus, Bem-aventurados os que sofrem perseguição porque deles é o reino dos céus, Bem-aventurados sois vós, quando disserem mal contra vós por minha causa.


BEM E O MAL

Na infância nossos pais nos ensinaram a diferenciar entre o bem e o mal, e quando crescemos podemos facilmente distinguir as qualidades a partir das quais temos o conhecimento do certo e do errado. Mesmo quando crianças fomos motivados pelos sentimentos de piedade e compaixão quando vemos alguém com dor ou em apuros, seja um ser humano ou um animal.


Qualquer ato que envolva a bondade e a caridade conduz ao amor de Deus pois beneficia nosso semelhante. Sempre causaremos uma diferença positiva na sociedade por menor que seja a nossa abnegação e o altruísmo para com o nosso próximo. A motivação de fazer o bem através das ideias positivas e construtivas são impulsionadas pelo caráter humano que é basicamente bom.


BEM E O MAL

O conflito permanente entre o bem e o mal exige que pessoas virtuosas contribuam e façam do mundo um lugar melhor para se viver. A ajuda pode ser de qualquer tipo, mas se for para o bem do próximo devemos executá-la. Nossa maneira de fazer o bem pode até parecer absurda para outros ou mesmo impossível de produzir os resultados desejados; mas lembre-se que você nunca estará sozinho nesta empreitada.


Devemos pensar que as grandes mudanças originaram-se nas mentes das pessoas normais que levaram seus feitos adiante, até que voluntários juntaram-se aos portadores da força desta paixão na luta contra a injustiça e o mal, e a favor da benevolência em relação aos necessitados. É desta forma simples que pequenas mudanças acontecem e os resultados quando somados são extraordinários!


BEM E O MAL

O sofrimento que resulta dos atributos da natureza são denominados como um mal natural ou males não-humanos. Mas não importa a origem humana ou natural do mal que assolará a humanidade pois sempre estaremos aos 'cuidados' de Deus. Não importa quão ruins sejam as notícias e fatos ou quanto ameaçadas estejam nossas vidas, porque o amor e a bondade de Deus sobre nós sempre triunfarão.


Jesus Cristo ensinou que o padrão da vida humana é ser benigna, amorosa e que o nosso fim também será benigno e amoroso. Na Ressurreição de Jesus, Seu Pai mostrou o poder da promessa que a bondade e o amor triunfariam sobre a Terra. O final da história das nossas vidas já foi escrito e será feliz pois já fomos salvos. E agora só precisamos viver em face desta maravilhosa Verdade Única e Universal!



1 comentários:

Anônimo disse...

Importante reflexão que abrange o espírito humano.