14 dezembro 2020

A NATIVIDADE - THE NATIVITY

NATIVIDADE

Antes do nascimento de Jesus a população de Nazaré debatia animadamente sobre um fato sem precedentes, o recente édito de Roma no qual o imperador Caesar Octavianus Augustus ordenara que os cidadãos retornassem aos seus vilarejos de origem em cumprimento ao recenseamento do Império Romano.

O censo demográfico que atingiu todo o Império tinha por objetivo identificar quais súditos não pagavam seus impostos corretamente, mas distintamente das outras regiões da nação romana, para a população da Palestina isto significou que famílias inteiras deveriam registrar-se na sua cidade natal e não aonde residiam atualmente.

Este fato complicou a vida dos pais de Jesus, os herdeiros da família real de David, porque precisariam empreender uma viagem de duas semanas desde Nazaré até Belém Efrata ao sul de Jerusalém, uma caminhada árdua de 120 km pelo terreno acidentado da Samaria ou pela via perigosa de 145 km que margeava o vale do rio Jordão mas era sujeita a emboscadas de salteadores.

NATIVIDADE

Prontamente José e Maria iniciaram a longa jornada desde Nazaré em direção ao sul porque não havia tempo a perder. Assim enfrentaram as infindáveis colinas da Samaria até alcançar Jerusalém, para em seguida atravessar a planície escaldante de 10 km até Belém Efrata, o vilarejo aonde nasceria Jesus.

Foi uma árdua e exaustiva viagem para Maria que estava grávida, mas tudo aconteceu exatamente como nosso Deus Pai previra há séculos: "E tu Belém Efrata, de ti me sairá Aquele que há de reinar através das Eras cuja origem remonta aos tempos imemoriais, o qual protege o espírito humano desde aqueles dias até a Eternidade".

Belém era uma das mais antigas cidades da Palestina e situava-se ao sul Jerusalém no território dominado pela tribo de Judá. Para distingui-la da Belém de Zebulom ao norte de Megido foi denominada de Belém Efrata. A cidade tornou-se mundialmente famosa devido ao nascimento de Jesus e pela série de eventos proféticos e metafísicos que anunciaram a Sua Vinda.

NATIVIDADE

As edificações da maioria dos vilarejos da época comportavam até dois pavimentos e normalmente o andar superior não era nada mais do que um simples mezanino intermediário onde os moradores dormiam e passavam a noite acolhidos - nesta hora o andar térreo era ocupado pelos animais de criação até o amanhecer.

Habitualmente era no térreo que os residentes conviviam durante o dia, assim os animais eram transferidos para seus cercados de contenção no exterior e era executada uma limpeza rígida antes da presença dos moradores. Foi no térreo de uma estalagem em Belém que José e Maria acomodaram-se na sua cidade natal.

Mas a primeira noite em Belém não foi normal, porque enquanto a população dormia um resplandecente cometa riscou os céus e iluminou a Terra, e nesta ocasião excepcional uma legião de anjos pairou sobre o vilarejo anunciando o nascimento de Jesus: "Eis que trazemos boas novas e grande alegria, porque neste dia nasceu o Salvador que é Cristo, Nosso Senhor".

NATIVIDADE

Naquela noite durante o inverno em Belém, à luz de um simples candeeiro, nascia o pequenino Jesus! Como era costume da época manter o recém-nascido envolto em tecidos macios e confortáveis, Maria envolveu Jesus no mais puro linho e deitou seu filho delicadamente numa manjedoura que era o único local seguro e relativamente confortável em toda a estalagem.

O nascimento do menino Jesus foi uma cena indescritível, a Vinda daquela criança que futuramente nortearia a conduta e proveria com exemplos quais seriam os valores morais da humanidade, para salvar nossas almas e nos guiar para o Amor do Seu Pai. E tudo aconteceu exatamente como os anjos anteciparam aos sábios nas cercanias de Belém!

Assim, os pastores e sábios foram convidados a prestar louvores e oferecer homenagens ao menino Jesus guiados pela gloriosa estrela de Belém, um resplandecente cometa que tornou a noite excepcional. Porém a data exata do nascimento de Jesus ainda é desconhecida porque este momento metafísico não foi regido pelas leis da física e sim pelos princípios da Eternidade e do Amor de Deus.

NATIVIDADE

Na hora do nascimento de Jesus o tempo cessou e deixou de existir, e a partir deste fato único a população de Belém sequer tomou conhecimento de que miríades de anjos mantinham a vigília naquela noite gloriosa, como também não ouviram as odes celestiais entoadas pelos anjos que guardavam Jesus e Seu local de nascimento.

Da mesma forma ninguém presenciou a alegria de Nossa Senhora acalentando Jesus e a grande satisfação do Pai José ao perceber a importância do filho que futuramente transformaria e libertaria os corações e mentes dos povos através da Linguagem Universal de Deus. José e Maria foram as únicas pessoas que interagiram com os anjos que protegiam e louvavam o pequenino Jesus!

As profecias cumpriram-se no dia em que Nossa Senhora chamou seu filho de Yehoshua, e atendendo à prática secular de ofertar a Deus quando nasce o primogênito da família, o que entre os abastados seria um cordeiro, ricas peles ou tecidos de linho, José ofertou somente dois pombinhos que agradaram a Deus muito mais do que a profusão de preciosidades.

NATIVIDADE

Quando o menino Jesus completou quarenta dias de idade seus pais foram ao Templo agradecer a Deus conforme a tradição e costumes da época. Simeão de Jerusalém, o ancião que guardava o Templo e servira a Deus durante toda a vida sabia que conheceria o Salvador porque Deus predisse: "Simeão, você não morrerá até conhecer o Salvador e Redentor".

Quando Nossa Senhora entrou no Templo, imediatamente Simeão reconheceu a criança como a profetizada por Deus Pai. Então Simeão achegou-se afetuoso, e tomando carinhosamente Jesus nos braços afirmou: "Agora Deus me deixará partir em paz pois vi com meus próprios olhos a Salvação que Ele prometeu e enviou". Neste mesmo dia Simeão adormeceu para sempre!

Quando Jesus afirmou: "Está Consumado", Ele também referia-se ao fim do período da derrocada moral da humanidade e ao nascimento do Amor de Deus como o raio de luz que permearia a escuridão que assolava a humanidade. Neste momento histórico a nova sociedade fundamentada em Jesus Cristo foi instaurada e Seus Ensinamentos repercutiram através dos séculos e além.

NATIVIDADE

Até o fim dos seus dias Maria sempre recordou com alegria as sábias palavras do querido Simeão a respeito de Jesus. E as eras vieram e passaram, assim como antigas e novas profecias cumpriram-se inteiramente; outras ainda hão de cumprir-se até o final dos tempos quando tudo será revelado e Deus Pai há de receber aqueles criados na Verdade Única na Sua Glória Eterna.

Deus enviou Seu Filho para redimir a humanidade e permitir que um dia possamos alcançar a Vida Eterna. Os cristãos têm uma motivação especial durante o Natal porque sabem que todas as dádivas materiais e espirituais provêm de Deus. Lembrem-se que a festa do Natal é na sua essência o agradecimento a Jesus por desvendar o caminho para a Salvação e Felicidade Eterna através do Amor de Deus. Feliz Natal para todos!


1 comentários:

Anônimo disse...

Feliz Natal Watch!