25 dezembro 2021

O EVENTO DE 1914 - THE 1914 EVENT

O EVENTO DE 1914

A Primeira Guerra Mundial teve início em julho de 1914, numa época em que o Santo Papa Pio X estava doente e acamado. Mas mesmo assim ele fez uma tentativa de trazer a paz à Europa, o que resultou na sua última tarefa do pontificado antes de morrer em agosto deste ano. Ele pediu que todas as partes em conflito concordassem em manter pelo menos um cessar-fogo no dia do Natal em dezembro.

Ele queria que as armas silenciassem pelo menos na noite em que os 'anjos cantaram' durante o nascimento de Jesus. O cessar-fogo permitiria que soldados guardassem este dia sagrado, e a trégua faria com que todos reavaliassem o porquê estavam lutando nesta guerra sem sentido. E no Natal as tréguas surgiram no campo de batalha!

Mas o que causou esta trégua coletiva extraoficial? É difícil saber exatamente sua origem porque eram aparentemente inesperadas e espontâneas sem a sanção oficial. Mas seria pertinente considerar que os corajosos apelos do Papa Pio X pela paz tiveram um efeito milagroso sobre o acontecido. Portanto, devemos lembrar dos Ensinamentos de Jesus e sempre orar pela paz no mundo atual.

O EVENTO DE 1914

No Natal de 1914, britânicos e alemães confraternizaram e se recusaram a matar uns aos outros durante a Primeira Guerra Mundial. O Natal levou-os a refletir que seu compromisso tinha mais em comum com Jesus Cristo e Seu Evangelho do que servir aos ditames dos banqueiros cabalistas, que planejaram esta guerra para exterminar os cristãos europeus.

Cristãos, católicos, protestantes, ortodoxos, etc, estavam envolvidos em uma guerra suicida calamitosa criada pelo judeus-maçons, e deixaram de lado os Ensinamentos de Jesus, que disse: Amem seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser os filhos do seu Pai que está nos céus, pois Ele faz raiar a Luz sobre os bons e  os maus.

Poucos percebem que somente há pouco mais de um século, as nações cristãs do mundo estavam imersas nesta guerra insana. O número total de vítimas na Primeira Guerra superou a marca dos 70 milhões, entre civis e militares. E logo foi seguida pela Revolução Russa de 1917 iniciada pelos judeus sionistas, acrescentando mais de 100 milhões de mortes, situando os dois conflitos como os mais mortais da história humana.

O EVENTO DE 1914

Mas o impensável aconteceu, pois os soldados alemães e britânicos começaram a entoar canções de Natal ainda escondidos em suas trincheiras. Assim, uma trégua entre as forças beligerantes foi estabelecida e os combatentes que eram inimigos ferrenhos começaram a congratular-se mutuamente e trocar lembranças. E os homens ignoraram a ordem do comando de reiniciar as hostilidades sob pena de morte na corte marcial.

Em outras áreas ao longo da linha de frente, as tropas alemães montaram nas suas trincheiras pequenas árvores de natal decoradas com velas acesas, e começaram a entoar as canções de natal. E logo as tropas britânicas começaram a cantar para desgosto dos comandantes de ambos os lados, pois os soldados continuavam relutantes em voltar ao combate.

Algumas unidades britânicas improvisaram faixas com os dizeres 'Feliz Natal' e esperavam qualquer resposta do inimigo. Em um curto período de tempo um efetivo de centenas de alemães, franceses e britânicos assumiram a Trégua de Natal (Christmas Truce) e abandonaram as trincheiras. Os homens se reuniram na 'terra de ninguém' para apertar as mãos, dividir rações, bebidas e tabaco; e mais solenemente enterrar seus mortos.

THE 1914 EVENT

Os soldados trocaram presentes e cartões postais. Aqueles que haviam sido barbeiros durante a vida civil ofereciam cortes de cabelo grátis. Um alemão, exímio malabarista, fez uma apresentação improvisada da sua rotina circense no centro da 'terra de ninguém'. Os comandantes dos alemães e aliados tentavam encobrir desesperadamente a inconformidade durante o cessar-fogo improvisado.

Os ingleses lançaram uma bola de futebol entre as trincheiras e uma disputa esportiva teve início. Era um acontecimento único, e foi surpreendente que durante a guerra mundial uma celebração da Vida de Jesus Cristo aproximou inimigos mortais para torná-los amigos por um tempo curto. A trégua também incluia um contingente de franceses e belgas, porém tudo terminou no Ano Novo!

Foram as canções familiares que levaram os soldados a se aproximarem sem as armas de guerra. Antes eles eram motivados pela insanidade, que agora transformara-se em remorso no período de trégua. O rompimento dos soldados com a desumanidade da guerra impediu que perdessem a sanidade. O mais triste é que a maioria não sobreviveu!

THE 1914 EVENT

A Trégua de Natal demonstrou como a crença comum no Salvador da humanidade nascido em Belém há mais de dois mil anos, fez com que a Fé compartilhada em Jesus tornasse-os parceiros e irmãos. Quando os britânicos ouviram os alemães cantarem a canção sobre o menino na manjedoura eles logo entoaram 'Silent Night'.

Foi surpreendente como a canção sobre o pequeno bebê conseguiu aproximar inimigos ferrenhos, que largaram as armas e confratenizaram como velhos amigos. Quando os soldados perceberam que o Jesus que conheciam era o mesmo Cristo que seu adversário respeitava, que outra resposta poderia haver além da paz entre irmãos?

Jesus veio para trazer a paz e o perdão dos pecados em um mundo conturbado. O conhecimento dos Ensinamentos de Jesus ainda garante a liberdade e paz que todos almejam. A Trégua de Natal de 1914 foi o resultado das palavras ditas pelo anjo no primeiro Natal há mais de dois mil anos: Glória a Deus nas alturas e Paz na Terra entre os homens de boa vontade.





0 comentários: