Deus em Sua essĂȘncia Ă© incompreensĂvel e habita na luz inacessĂvel, a qual nenhum homem viu nem pode ver. NĂłs nĂŁo explicamos Deus e confessamos nĂŁo ter um conhecimento exato a respeito Dele. No entanto, atĂ© certo ponto nĂłs identificamos Deus, pois Ele revelou-se para a humanidade na forma humana do Seu Filho Jesus Cristo.
Mas devemos fazer a distinção entre a compreensĂŁo de Deus, o que essencialmente Ă© impossĂvel, e o conhecimento sobre Ele pois, ainda que seja incompleto, um pouco nos foi revelado atravĂ©s do conhecimento das Leis Universais, das maravilhas naturais e de nĂłs mesmos, jĂĄ que espelhamos o ato da criação primordial.
Os segredos de Deus desde a criação do mundo, o Seu eterno Ser e a Sua Divindade, entendemos claramente atravĂ©s das coisas que nos foram criadas. Desta forma, o que Ă© invisĂvel Nele torna-se visĂvel atravĂ©s da observação da Criação como um todo, pois o Universo e a Terra sĂŁo o reino do pensamento Divino materializado.
Deus revelou-se atravĂ©s da encarnação do Seu Filho unigĂȘnito, que O fez conhecido por nĂłs ao ensinar os conhecimentos do Seu Pai. Jesus Cristo ensinou: "Todas as coisas Me foram entregues por Meu Pai, e ninguĂ©m conhece o Filho, senĂŁo o Pai, e ninguĂ©m conhece o Pai, senĂŁo o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar".
AtĂ© a queda do ImpĂ©rio Romano do Ocidente, os hebreus herĂ©ticos introduziam a ideia de que Deus seria totalmente incompreensĂvel e inacessĂvel ao entendimento humano. Eles construĂram suas afirmaçÔes sobre a suposição de que Deus seria constituido por uma essĂȘncia simples, sem conteĂșdo interior ou qualidades.
Assim, começaram a criar denominaçÔes e atributos que julgavam ser pertinentes a Deus: Theos, 'Aquele que vĂȘ'; JeovĂĄ, 'Aquele que Ă©', ou indicar alguma caracterĂstica singular, como: 'A sua nĂŁo-origem', etc. Isto Ă©, de uma maneira acintosa e ofensiva os edomitas-talmĂșdicos dispuseram-se a inventar termos fictĂcios a respeito de Deus. Outros herĂ©ticos, como os marcionitas, tambĂ©m afirmaram que Deus Ă© completamente desconhecido e inacessĂvel Ă nossa compreensĂŁo.
Os gnĂłsticos tambĂ©m raciocinavam desta forma, como Valentino, o teĂłlogo gnĂłstico do perĂodo do cristianismo primitivo, e os anomoenses no IV sĂ©culo. O gnosticismo era um movimento religioso, de carĂĄter sincrĂ©tico e esotĂ©rico, desenvolvido nos primeiros sĂ©culos de nossa era Ă margem do Cristianismo institucionalizado, combinando misticismo e especulação filosĂłfica.
Entretanto, para os cristĂŁos existem diferentes nĂveis de intelectualização (discurso lĂłgico) visando o conhecimento de Deus, o que Ă© Ăștil e necessĂĄrio para nĂłs. Se a essĂȘncia de Deus fosse incompreensĂvel, nĂŁo falarĂamos a respeito Dele! Se eu nĂŁo consigo beber um rio inteiro, posso tomar a ĂĄgua com moderação para meu benefĂcio.
Se meus olhos nĂŁo podem enxergar tudo o que o sol ilumina, posso contemplar aquilo que Ă© possĂvel e necessĂĄrio para continuar vivendo. Quando vou a um grande pomar e nĂŁo consigo comer todas as frutas, nĂŁo vou embora do pomar completamente faminto.
Se desejas falar sobre Deus renuncie a teu prĂłprio corpo, a teus sentidos corporais e abandone a Terra. Faça com que o ar esteja abaixo de ti e passe sobre as estaçÔes do ano; coloca-te acima do Ă©ter e atravesse as estrelas - seu esplendor, grandeza e benefĂcios que elas fornecem, sua boa ordem, brilho, movimento e o vĂnculo entre elas.
Tendo passado atravĂ©s de tudo isso em tua mente, vĂĄ para o CĂ©u. Postando-se acima Dele sĂł com o teu pensamento, e observe as majestades que lĂĄ estĂŁo - os Chefes Arcanjos, a GlĂłria dos DomĂnios, a PresidĂȘncia dos Tronos, os Poderes, Principados e Autoridades.
Se quiser falar com Deus, eleve a tua mente acima dos limites dela e apresente-se Ă essĂȘncia de Deus; imutĂĄvel, simples, complexa, indivisĂvel, poder inexplicĂĄvel, magnitude infinita, glĂłria resplandecente, infindĂĄvel bondade, beleza incomensurĂĄvel que golpeia poderosamente nossa alma mas que nĂŁo pode ser validamente descrita em palavras.
Tal exaltação de espĂrito Ă© demandada a alguĂ©m que quer falar com Deus. No entanto, nessa condição, os pensamentos humanos sĂŁo capazes somente de permanecer nos atributos da Divindade e nĂŁo na verdadeira essĂȘncia da Divindade. Assim, pode-se falar somente dos atributos de Deus, mas nĂŁo da Sua verdadeira essĂȘncia.
A existĂȘncia de Deus Ă© atemporal, pois o tempo Ă© somente uma forma para seres limitados e mutĂĄveis. Para Deus nĂŁo hĂĄ passado nem futuro, sĂł hĂĄ o presente.
A Santidade consiste nĂŁo sĂł na ausĂȘncia da malignidade ou pecado, mas na presença de valores espirituais mais elevados, juntos com a pureza em relação ao pecado. Santidade Ă© como a luz, e a Santidade de Deus Ă© como a mais pura das luzes. Ele Ă© a fonte da Santidade para anjos e homens.
Os homens podem atingir a Santidade somente em Deus, não por natureza, mas por participação, por luta e oração. A Santidade e a Justiça de Deus estão intimamente ligadas. Deus chama cada um para a vida eterna Nele, no Seu Reino, e isso significa em Sua Santidade.
No Reino de Deus nada impuro pode entrar. O Senhor nos limpa por intermĂ©dio das provaçÔes, assim como por Seus atos providenciais, pois nĂłs devemos passar pelo julgamento da justiça. Este julgamento para nĂłs Ă© terrĂvel, por causa da nossa consciĂȘncia dos valores cristĂŁos, morais e espirituais. Como poderemos entrar no Reino da Santidade e Luz se nos sentirmos impuros, sem nenhuma semente de Santidade!
Deus oferece ao ser humano tantas coisas boas que cada um pode receber estas dådivas de acordo com a sua natureza e condição, que corresponde estar em harmonia geral com o Universo. Mas só para o homem é que Deus revela uma bondade particular.
Ele nos ama mais do que um pai, uma mĂŁe, um amigo ou qualquer outro que nos possa amar. Ama-nos mais do que nĂłs podemos amar a nĂłs mesmos, porque Ele estĂĄ preocupado mais com a nossa Salvação do que com a Sua prĂłpria GlĂłria. Um testemunho disso Ă© que Ele enviou ao mundo Seu Filho Ănico, Jesus Cristo, para sofrer e morrer somente para nos revelar o caminho da Salvação e da Vida Eterna.
Se o ser humano nĂŁo entende o poder completo da bondade de Deus, isso ocorre porque concentra seus pensamentos e desejos demasiadamente no seu bem-estar terreno. A ProvidĂȘncia de Deus costuma dar-nos coisas terrenas e temporais junto com o chamado para adquirirmos as 'coisas boas eternas' para a nossa alma.
Por conseguinte, nĂłs acreditamos em um sĂł Deus, um princĂpio sem começo, incriado, indestrutĂvel e imortal, eterno, ilimitado, incircunscritĂvel, irrestrito, infinito em poder, incorporal, imutĂĄvel, desapaixonado, constante, invisĂvel, fonte de bondade e justiça, luz intelectual e inacessĂvel. O Poder que nĂŁo estĂĄ sujeito a qualquer medida, mas que Ă© medido somente por Sua prĂłpria Vontade, pois Ele faz todas as coisas que O agradam.



1 comentĂĄrios:
Nunca tinha lido algo tĂŁo belo como isso, obrigada.
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