28 novembro 2021

A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS CRISTO - TRANSFIGURATION OF JESUS CHRIST

TRANSFIGURAÇÃO-JESUS

A Transfiguração aparece no Evangelho como o momento mais importante na Vinda de Jesus para a Terra e tornou-se a maior evidência da Sua divindade. Depois de realizar uma série de Ensinamentos e uma pausa para as orações, Jesus conduziu os três discípulos; Pedro, Tiago e João, para uma caminhada nas colinas a leste de Jerusalém, e foi neste local que ocorreu o milagre.

A aparência de Jesus Cristo foi radiantemente transformada numa demonstração poderosa da Sua natureza divina, a manifestação real da resplandecência que possuía junto ao Seu Pai. É impossível avaliar o que aconteceu durante a Transfiguração, mas sabemos que a cena notável ocorreu depois de Jesus ter comunicado aos seus discípulos que iria morrer e ressuscitar brevemente.

Quando Ele disse aos apóstolos que iria morrer, eles ficaram ansiosos e preocupados. Pedro, falando pelo grupo, segurou Jesus pelos braços e disse aflito: O Senhor não pode morrer e não vou deixar isso acontecer! Jesus, é claro, ficou encantado com a atitude protecionista de Pedro, e disse a ele: Você apenas preocupa-se como um ser humano, mas aos olhos do Pai é um fato consumado.

TRANSFIGURAÇÃO-JESUS

Depois, Jesus leva Pedro, Tiago e João para um lugar isolado e começa a orar tranquilamente. Jesus pede aos discípulos que orem com Ele, mas eles logo adormecem. Então, ao acordarem no meio de uma claridade deslumbrante, eles vêem Jesus diante deles numa manifestação inefável de Luz e Glória, como será Sua aparência ao reinar no Céu e na Terra durante a Eternidade.

Jesus Cristo havia deixado de lado a glória terrena por apenas alguns momentos, e enquanto os apóstolos observavam Ele transfigurou-se para que a experiência tranquilizasse seus discípulos e reforçasse a incrível Fé destes apóstolos da paz. E depois Pedro ensinou: Não trouxemos fábulas inventadas, mostramos o poder de Jesus porque estávamos com Ele no monte santo. Sabemos que Ele é o Messias porque vimos Sua Glória.

Quando Jesus transfigurou-se diante deles, sua roupa tornou-se luminecente e deslumbrante como ninguém na Terra poderia branquear. Jesus apareceu-lhes junto com Elias e Moisés, que conversavam com o Mestre. Assim, Pedro disse a Jesus: É bom estarmos aqui, façamos três moradas, uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias.

TRANSFIGURAÇÃO-JESUS

Claramente Pedro não sabia o que dizer pois estava nervoso e apavorado com a visão! Então uma imensa nuvem cobriu a Lua com sua sombra, e dela veio uma voz:
Este é meu Filho Amado, escutem Suas palavras! E quando olharam em volta, não viram mais ninguém com eles, apenas Jesus. Enquanto desciam a montanha Jesus pediu que não falassem sobre o que tinham visto até que Ele retornasse.

No milagre da Transfiguração apenas a veste de Jesus tornou-se luminescente, enquanto as de Elias e Moisés não. Alguns teólogos propuseram que a Transfiguração escrita pelo apóstolo Marcos é um relato da aparição de Jesus após a Ressurreição que Marcos acrescentou no seu Evangelho como se fosse antes da morte de Jesus.

A Glória e a presença de Deus às vezes são representadas por nuvens nas narrativas bíblicas. Existe uma nuvem na narrativa da Transfiguração, mas nenhuma na narrativa da Ressurreição. Há uma nuvem no episódio da Ascensão e a presença de dois homens vestidos de branco, que claramente deviam ser anjos. A história da Transfiguração tem quase tanto em particular quanto na história da Ascensão de Jesus.

TRANSFIGURAÇÃO-JESUS

Os relatos do Evangelho sobre a Transfiguração descrevem o medo dos discípulos de forma diferente. Em Marcos, pode-se ler que Pedro, Tiago e João ficaram apavorados com a aparência irradiante de Jesus na Transfiguração. Em Lucas, lemos que o medo começou quando eles entraram na nuvem; em Mateus observamos que eles foram vencidos pelo medo e caíram por terra quando a voz falou dentro da nuvem!

Embora existam semelhanças superficiais entre as narrativas da Transfiguração e da Ressurreição, existem muitas diferenças, e portanto qualquer argumento de que o relato da Transfiguração é cópia da Ressurreição não é convincente. A Transfiguração nos forneceu uma visão surpreendente sobre o poder de Jesus, uma vez que expressou a Glória após o sofrimento e a Ressurreição após a morte.

Jesus pediu aos três discípulos que não contassem a ninguém sobre a Transfiguração até que Ele tivesse ressuscitado, e eles obedeceram ao pedido e guardaram este conhecimento para si mesmos. Assim, ninguém mais sabia sobre a Transfiguração de Jesus até que a história foi revelada algum tempo depois da Ressurreição.

TRANSFIGURAÇÃO-JESUS

No Evangelho de Marcos apenas os eventos importantes são apresentados com referências de tempo precisas, incluindo a Morte, Ressurreição e Ascensão de Jesus, bem como Sua Transfiguração. Esta foi importante para os três discípulos pois demonstrou que Jesus era o Filho de Deus e que Seu triunfo sobre a morte estava garantido; assim como traria o Reino de Deus na Sua Glória para a Terra.

Quando Jesus foi apresentado ao mundo do sofrimento humano, Ele já suportava sobre si mesmo durante este sofrimento. Ele sofreu com a exaustão física durante as caminhadas intermináveis e a incompreensão dos que viviam perto dele, e além disso foi acantoado pelo círculo hermético dos fariseus edomitas-talmúdicos hostis, que tornavam a cada dia mais manifestos os preparativos para matar Jesus.

Jesus foi ao encontro da Sua Paixão e Morte com plena consciência da missão que devia realizar, e Seu sofrimento permitiu que a humanidade merecesse a Vida Eterna. Foi precisamente por meio do sacrifício que Jesus atingiu as raízes do mal que se embrenhavam nas almas humanas. Sua obra era um desígnio de Deus que teve o caráter redentor para o Homem.

TRANSFIGURAÇÃO-JESUS

Que a atitude de vocês seja a mesma de Jesus, que embora fosse Deus não considerou que devia apegar-se, tornando-se semelhante aos homens na Terra. E tendo mantido a forma humana, humilhou-se e sofreu terrivelmente, mas sempre foi obediente ao Pai até Sua morte na Cruz. 
Deus o exaltou para que todos confessem que Jesus Cristo é o Senhor para a Glória do Seu Pai.

Poucos entenderam Jesus, pois se tivessem entendido não teriam crucificado o Senhor da Glória. Todavia, como está escrito, olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que O amam. Mas Deus revelou a nós por meio do Espírito Santo, o qual sabe todas as coisas, até os mistérios do Divino.




0 comentários: