O presente Céu é um estágio temporário, um lugar de espera acolhedor até a nossa ressurreição corporal. O Céu eterno da Nova Terra, é que será nosso verdadeiro lar; o lugar onde viveremos para sempre com Jesus, nossos familiares e conhecidos. As promessas redentoras de Deus encontrarão seu cumprimento final na Nova Terra, onde os filhos de Deus estarão destinados à vida eterna na forma de seres ressuscitados.
Embora o Céu atual não seja o destino final, ainda é um lugar maravilhoso. É compreensível que aqueles que tiveram entes queridos falecidos se perguntem como seria a vida para eles lá. Com base no ensino da Bíblia, sabemos que o presente Céu é um lugar real e possivelmente físico. Os que amam Jesus Cristo e confiam nele para sua salvação estarão com Ele, juntamente com aqueles que morreram em Cristo; despertos e conscientes.
A Bíblia ensina que às vezes os humanos podem ver o Céu. Quando o Santo Estevão estava sendo apedrejado por causa de sua Fé em Cristo, ele olhou para o Céu e viu a Glória de Deus, e Jesus em pé à Sua direita. Disse ele: 'Vejo o Céu aberto e o Filho do Homem à direita de Deus'. As Escrituras não dizem que Estevão sonhou com isso ou que via meros símbolos de um estado de pós-existência, mas sim que ele realmente viu a totalidade do Céu.
Seus olhos viram a dimensão espiritual da realidade absoluta, escondida do mundo nesta fase atual: 'Uma dimensão que realmente existe nos múltiplos universos do espaço-tempo, dentro dos quais Jesus Cristo agora vive em Seu corpo físico ressuscitado'. O Céu é um Universo no espaço-tempo que faz parte do nosso próprio Universo; ou pode ser um universo-entrelaçado que normalmente está oculto mas às vezes se revela.
Deus não criou Adão como um espírito e o colocou dentro de um corpo. Em vez disso, Ele primeiro criou um corpo e depois 'soprou' nele o espírito. Nunca houve um momento na Terra em que um ser humano existisse sem um corpo. Não somos espíritos que habitam corpos, mas somos essencialmente físicos carregando o espírito; e não podemos ser totalmente humanos sem um espírito e o corpo!
De acordo com as descrições físicas consistentes do Céu e daqueles que lá habitam, parece possível que entre nossas vidas terrenas e a ressurreição corporal Deus possa nos conceder alguma forma física temporária que nos permitirá funcionar como: 'Humanos aguardando a ressurreição corporal'. Se isto for verdade, explicaria as representações das pessoas no Céu ocupando espaço físico e usando roupas ou acessórios.
Portanto, se recebemos formas materiais quando morremos, uma possibilidade por causa das muitas Escrituras descrevendo formas físicas no presente Céu, elas seriam qualificadas como 'vasos temporários'. Assim, qualquer teoria sobre pessoas com formas físicas imediatamente após a morte, que nos leve a concluir que a futura ressurreição já aconteceu, é desnecessária ou enfaticamente errada!
Por mais dolorosa que seja a morte de um ente querido e por mais certo que seja triste para nós nesta Terra moribunda, também podemos nos alegrar por nossos entes queridos que estarão na presença de Jesus Cristo. Quando morrem, os cristãos experimentam a alegria da presença de Deus em um lugar tão maravilhoso que Jesus chamou de Paraíso; o local onde estaremos juntos com Jesus Cristo e aqueles que O Amam.
São Pedro nos disse: 'Vocês receberão uma rica recepção no reino eterno de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e Deus terá o principal acolhimento das almas, sem dúvida'. Todos os olhos estarão voltados para Jesus Cristo, o Centro Cósmico e a Fonte de toda Felicidade. Mas não faria sentido que os recepcionistas secundários fossem o povo de Deus e nossos parentes, aqueles que tocaram nossas vidas e cujas vidas nós tocamos? Não seria uma ótima festa de boas-vindas?
Jesus disse: 'Há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende'. Os anjos também se alegram, mas aqueles que vivem na presença dos anjos aos quais Jesus se refere provavelmente são o povo de Deus, os seres humanos redimidos, alguns dos quais conheceram, amaram e oraram pela conversão dos parentes, e que agora contemplam os efeitos das suas orações. Estas pessoas também seriam uma parte natural do comitê de boas-vindas!
O apóstolo Paulo disse que morrer era estar com Jesus, e estar ausente do corpo era o presente de Deus. Essas passagens ensinam que não existe um período de inconsciência entre a vida na Terra e a do Céu. A palavra 'morreu' é um eufemismo para morte, descrevendo a aparência externa do corpo. A saída do espírito do corpo encerra a existência na Terra e a parte física 'adormece' até a ressurreição; enquanto o espírito segue para a existência consciente no Céu.
Cada referência aos seres humanos no Livro do Apocalipse, conversando e adorando Jesus Cristo no Céu, antes da ressurreição dos mortos, demonstra que nossos seres espirituais estão conscientes e não dormindo após a morte. Quase todo mundo que acredita no 'sono da alma' acredita que as almas são desencarnadas na morte; mas não está claro como seres desencarnados podem dormir, porque o ato envolve um corpo físico!
Deus disse que os mártires deviam 'descansar um pouco mais'. A espera requer a passagem do tempo, e não vejo razão para acreditar que as realidades desta passagem se aplicam apenas a um grupo de mártires e a mais ninguém no Céu. Devemos supor que se é verdade para eles também é verdade para nossos entes queridos que já estão lá, e será uma verdade para nós quando morrermos.
A vida com a presença de Jesus Cristo é muito melhor do que viver na Terra longe da presença direta de Deus. O apóstolo Paulo disse: 'Porque para mim o viver é estar com Jesus Cristo e o morrer é lucro, desejo partir e estar com Jesus, o que é muito melhor'. A vida no Céu para onde vamos quando morremos e habitaremos antes de nossa ressurreição corporal, é muito melhor do que viver aqui na Terra sob a maldição da carne.
Na presença de Deus, não há nada além da felicidade absoluta. Aqueles que vivem na presença de Jesus Cristo encontram grande felicidade em adorar a Deus e viver como seres justos em rica comunhão em um ambiente não conspurcado. Deus está trabalhando continuamente na Salvação da Terra, e os santos que assistem do Céu têm muito para louvá-Lo, incluindo por trazer as almas da Terra para o Céu.
Nossos entes queridos no Céu vivem em um lugar onde a felicidade é total. A alegria deles depende da presença de Jesus e aonde eles vivem. Se você está seguindo os Ensinamentos de Jesus, sem dúvida seus entes queridos estão se regozijando por você. As testemunhas que estão no Céu, observam você participar do mesmo ato no qual eles participaram. Eles estão ansiosos para ouvir Jesus dizer 'muito bem' para você, e poderem elogiá-lo por seu serviço a Jesus Cristo.
Mas aqueles no presente Céu também estão ansiosos pelo retorno de Jesus Cristo e a formação da Nova Terra a partir das ruínas da antiga. Só assim, no Céu eterno que Jesus está preparando para nós, veremos que todo mal, sofrimento e tristeza que habitam na Terra serão lavados pela mão de Deus. Então, poderemos vivenciar a plenitude da alegria pretendida por Deus, realizada para nós por Jesus Cristo, a quem louvaremos para sempre, por toda Eternidade. Amém!
1 comentários:
Esperança, a segunda das três virtudes teologais, ao lado da fé e da caridade, faz sentido.
Postar um comentário