30 outubro 2023

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS - THE HUMANITY AND DIVINITY OF JESUS

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

A doutrina da humanidade de Jesus Cristo é um dos fundamentos da Fé Cristã, desde que a Bíblia testificou claramente sobre o Jesus-Homem, assim como a respeito da Sua Divindade. As Escrituras nos revelaram que Jesus sendo verdadeiro Deus, era o verdadeiro Homem.

Esta afirmação é denominada de 'Doutrina da União Hipostática'. Este dogma da Fé cristã descreve a união perfeita entre a natureza humana e divina numa única pessoa, Jesus, o Unigênito Filho de Deus que se tornou plenamente humano sem abrir mão de nenhum dos atributos da Sua Natureza Divina.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

Jesus possuía a natureza humana e divina. Nós não temos a capacidade de compreender tudo o que se relaciona às duas naturezas de Jesus Cristo, e costumamos nos referir à esta questão como 'O Grande Mistério da Encarnação'.

Existem verdades que a Bíblia afirma e explica, enquanto outras apenas afirma e não explica, até porque, mesmo se explicasse não compreenderíamos. A doutrina sobre as naturezas de Jesus e como se relacionam é uma destas verdades. Reserva-se a nós aceitarmos tal compreensão teológica pela Fé.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

Para refletirmos e discorrermos sobre a Humanidade de Jesus, precisamos aceitar Sua plena Divindade. Na Bíblia existem inúmeras referências que provam que Jesus é Deus, o Filho Unigênito do Seu Pai e a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

A Bíblia confirma explicitamente a Divindade de Jesus e sua Humanidade. Esta compreensão de Jesus Cristo como um humano, pode ser facilmente percebida nos textos desde Seu nascimento, crescimento e aprendizado, dentre todas as atividades naturais do ser humano: como sentir fome, sede, cansaço, indignação, etc.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

Por ser verdadeiramente humano, Jesus Cristo também podia ser tentado, assim como nós somos. Porém, Ele sempre venceu as tentações e nunca pecou. O maior desafio em entender o ensino bíblico acerca das duas naturezas de Jesus, se concentra no mistério de como essas duas naturezas se relacionavam.

Sendo plenamente humano, Jesus Cristo demonstrou desconhecimento de certos fatos durante seu ministério terreno, enquanto, sendo plenamente Deus, demonstrou possuir todos os atributos divinos, como a onipresença e a onipotência, entre outros.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

Podemos corretamente afirmar que as características e atitudes de Jesus podem ser atribuídas à Sua Natureza Humana, enquanto outras à sua Natureza Divina. No entanto, isso não significa de forma alguma que Jesus Cristo alternava essas duas naturezas; agindo em alguns momentos como Homem e em outros como Deus.

A verdadeira doutrina bíblica aponta para o fato de que Ele sempre agiu na Unidade divina-humana, visto que não se tratava da dubiedade entre pessoas, mas sim de uma única pessoa com duas naturezas distintas e inseparáveis.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

Durante Seu sofrimento na terrível agonia do Calvário e Sua morte, ali estava nosso querido Jesus, plenamente Deus e plenamente Homem, redimindo a humanidade. Este conceito é extremamente difícil de ser compreendido pois, ao mesmo tempo em que Jesus Cristo, em sua humanidade, experimentava as fraquezas comuns aos homens, em Sua Divindade Ele era onipotente.

Para nós é impossível compreender o conceito, mas isto não significa que seja uma contradição, e sim um paradoxo mental dos humanos, o que nos leva a reconhecer que a Encarnação do Verbo é ainda um mistério insondável.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

Apesar de ser um mistério revelado, a Bíblia e a História definitivamente confirmam que Jesus era plenamente Deus e Homem. Mas, quando enfatizamos a Divindade de Jesus Cristo é comum esquecermos da Sua Humanidade.

Reconhecer a perfeita Humanidade de Jesus é essencial para a Fé Cristã, pois se omitirmos a Humanidade de Jesus também estaremos negando a Salvação provida pelo Seu Sacrifício Redentor na Cruz.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

A Verdade da Humanidade de Jesus nos faz compreender o cumprimento de algumas promessas fundamentais do próprio Deus Pai, após a atual queda da humanidade como um todo.

Assim, a doutrina acerca da Humanidade de Jesus é fundamental para a Fé Cristã, e significa um conforto para nós, pois em Jesus temos a garantia de que Ele pode nos auxiliar em nossas aflições e interceder por nós diante do Seu Pai.

A HUMANIDADE E DIVINDADE DE JESUS

A Vida Eterna é o presente maravilhoso de Jesus Cristo para os cristãos. Ele nos legou a Esperança, e isso é a demonstração do Amor de Jesus por nós. Tudo trabalha em conjunto, para nos dar confiança, alegria, paz, afeto e amor. Deus nunca nos deixará no desespero, porque Ele tem um plano individual para cada um de nós e nossos entes queridos.


0 comentários: