16 dezembro 2023

O NASCIMENTO DE JESUS - THE BIRTH OF JESUS

FELIZ NATAL

O nascimento de Jesus foi profetizado há séculos e precisamente realizado conforme a vontade de Deus:
'Mas tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre as milhares de Judá, de ti é que me sairá Aquele que há de reinar em Israel, cujas saídas estão desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade'.

Belém era uma das mais antigas cidades da Palestina e ficou conhecida como a Belém de Judá, ou simplesmente Belém Efrata. A cidade tornou-se mundialmente conhecida através do nascimento de Jesus Cristo, quando uma série de eventos proféticos anunciaram a Vinda do Nosso Salvador.

Antes do nascimento de Jesus a população de Nazaré debatia animadamente sobre um fato sem precedentes: o recente Édito de Roma no qual o Imperador Caesar Octavianus Augustus ordenava que os cidadãos retornassem aos seus vilarejos de origem em cumprimento ao novo recenseamento do Império Romano.

FELIZ NATAL

Atendendo ao decreto imperial, José e Maria foram obrigados a realizar uma árdua e longa viagem por dezenas de quilômetros até sua cidade natal, Belém Efrata (terra frutífera), o vilarejo aonde nasceria seu filho, Jesus. Todos os fatos concernentes ao Seu nascimento ocorreram exatamente como previra Deus Pai.

Este fato complicou a vida dos pais de Jesus, os herdeiros da família real de David, pois seria uma viagem de duas semanas de Nazaré até Belém Efrata, ao sul de Jerusalém, uma caminhada árdua de 120 km pelo terreno da Samaria ou pela via perigosa  mais curta que margeava o rio Jordão, sujeita às emboscadas dos salteadores.

Prontamente José e Maria iniciaram a longa jornada desde Nazaré em direção ao sul, porque não havia tempo a perder. Assim enfrentaram as infindáveis colinas da Samaria até alcançarem Jerusalém, para em seguida atravessar a planície escaldante de 10 km até Belém, o vilarejo aonde nasceria Jesus.

FELIZ NATAL

Foi uma exaustiva viagem para Maria que estava grávida, mas tudo aconteceu exatamente como Deus Pai previra:
'E tu Belém Efrata, de ti sairá Aquele que há de reinar através das Eras, cuja origem remonta aos tempos imemoriais, a qual protege o espírito humano desde aqueles dias até a Eternidade'.

Belém era uma das mais antigas cidades da Palestina e situava-se ao sul de Jerusalém, no território dominado pela tribo de Judá. A cidade tornou-se mundialmente famosa devido ao nascimento de Jesus Cristo e pela série de eventos proféticos que anunciaram Sua Vinda; Jesus nasceu entre 450 A.C. e 70 D.C.

As edificações dos vilarejos comportavam até dois pavimentos, e normalmente o andar superior era nada mais do que um simples mezanino intermediário, aonde os moradores dormiam e passavam a noite acolhidos. Nesta hora o andar térreo era ocupado pelos animais de criação até o amanhecer do dia.

FELIZ NATAL

Habitualmente era no térreo que os residentes conviviam, assim os animais eram transferidos para os cercados de contenção no exterior e era executada uma limpeza rígida antes da presença dos moradores. Foi no térreo de uma estalagem em Belém que José e Maria acomodaram-se na sua cidade natal.

Mas a primeira noite não foi nada normal, porque um resplandecente cometa, a estrêla de Belém, iluminou a Terra quando uma legião de anjos pairou sobre o vilarejo anunciando o nascimento de Jesus: 'Eis que trazemos boas novas e grande alegria, porque nasceu o Salvador que é Cristo, Nosso Senhor'.

Naquela noite durante o inverno em Belém, à luz de um simples candeeiro, nascia o pequenino Jesus! Como era costume da época, Maria envolveu seu filho no mais puro linho e deitou-o delicadamente numa manjedoura, o único local seguro e relativamente confortável da estalagem.

FELIZ NATAL

O nascimento do menino Jesus foi uma cena indescritível, visto que esta criança é que proveria com exemplos quais seriam os valores morais da humanidade, para salvar nossas almas e nos guiar para o Amor do Seu Pai. E tudo aconteceu exatamente como os anjos anteciparam aos sábios nas cercanias de Belém!

Assim, os pastores e sábios foram convidados a prestar louvores e oferecer homenagens ao menino Jesus, guiados pela gloriosa estrela de Belém, porque este momento metafísico não foi regido pelas leis naturais, mas sim pelos princípios da Eternidade e do Amor Universal de Deus que tornaram aquela noite excepcional.

Na hora do nascimento de Jesus o tempo no espaço cósmico cessou, deixando de existir, e nesta dimensão ninguém do povoado sequer tomou conhecimento de que miríades de anjos mantinham a vigília naquela noite única e gloriosa, como também não ouviram as odes celestiais entoadas pelos anjos que guardavam Jesus no Seu local de nascimento.

FELIZ NATAL

Ninguém presenciou a alegria profunda de Nossa Senhora acalentando o pequeno Jesus, e a grande satisfação de José ao perceber a importância do filho que libertaria corações e mentes através da Linguagem Universal de Deus. Seus pais foram as únicas pessoas que interagiram com os anjos que protegiam e louvavam o pequenino.

Maria batizou seu filho de Yehoshua, e atendendo à prática de ofertar a Deus quando nasce o primogênito, o que entre os abastados seria um cordeiro, ricas peles ou tecidos de linho, José ofertou somente dois pombinhos brancos, que agradaram a Deus muito mais do que qualquer profusão de preciosidades.

Quando o menino Jesus completou quarenta dias, seus pais foram ao Templo agradecer a Deus conforme os costumes da época. Simeão de Jerusalém, que guardava o Templo e servira à Deus durante toda a sua vida, sabia que conheceria Jesus porque Deus predisse: 'Você não morrerá até conhecer o Salvador e Redentor'.

FELIZ NATAL

Simeão reconheceu a criança como a profetizada por Deus Pai e achegou-se afetuoso, tomando carinhosamente Jesus nos braços afirmou:
'Agora Deus me deixará partir em paz pois vi com meus próprios olhos a Salvação que Ele prometeu e enviou'. Neste mesmo dia, Simeão adormeceu para sempre!

Até o fim dos seus dias Maria sempre recordou com alegria as sábias palavras do querido Simeão a respeito de Jesus. E as Eras vieram, passaram e as Profecias cumpriram-se, e outras ainda se cumprirão até o Final dos Tempos, quando tudo será revelado e Deus acolher os criados na Verdade Única da Sua Glória Eterna.

FELIZ NATAL PARA TODOS, FIQUEM COM DEUS




2 comentários:

Anônimo disse...

E que Deus te abençoe também!

Anônimo disse...

Obrigado pelo seu empenho, pois seu blog é fundamental...Feliz Natal