27 março 2024

SANTA SÔNIA - SAINT SONIA

SANTA SÔNIA

Protetora das viúvas e das mães, Santa Sônia viveu por volta do ano 130 DC. Ela é venerada juntamente com suas três filhas mártires nominadas de Fé, Esperança e Caridade. O nome Sônia é a variante russa de Sonja e do grego Sofia, significa 'aquela que possui sabedoria'. Santa Sônia fez jus ao significado do seu nome, educando suas filhas na Fé cristã e transmitindo a sabedoria de Jesus Cristo.

Quando enviuvou, passou a morar na cidade de Roma com suas três filhas de 8, 10 e 11 anos, respectivamente. Em Roma, Sônia passou a frequentar e ajudar assiduamente as comunidades cristãs, e logo tornou-se conhecida de todos por seu exemplo de amor cristão pelos oprimidos e pela sabedoria única com que educava suas filhas. Fez amizade com membros das famílias romanas que se converteram ao Cristianismo pelo testemunho de vida da Santa.

Porém, seu testemunho da doutrina de Cristo seria a causa do maior sofrimento da sua vida, quando os frutos da santidade de Sônia foram denunciados ao Imperador Adriano como feitiçaria e desobediência às suas ordens. A princípio, ele quis conhecer a família que praticava a bondade antes de condená-la, e quando viu as três filhas  ficou encantado com a beleza das meninas e pediu para adotá-las como as próprias filhas.

Mas Sônia apoiada pelas filhas recusou a oferta, e Adriano viu nesta negação uma ofensa grave contra a sua pessoa e ordenou que as meninas fossem torturadas na presença da mãe, agora totalmente desesperada. Assim, os soldados romanos foram encarregados de torturar a menina Fé, a filha mais velha, que foi açoitada diante de uma multidão num átrio romano. Como resistia bravamente à dor, para espanto de todos, os soldados dilaceraram seus seios.

Então, aconteceu que nas feridas do corpo jovem, brotava leite ao invés de sangue. O povo vendo este milagre se voltou contra o imperador que compreendeu que seu procedimento era injusto e criminoso. Mesmo assim, a jovem sentia-se feliz por sofrer tudo aquilo por amor e honra à Jesus Cristo. O imperador, agora furioso, ordenou que colocassem a vítima sobre uma grade de ferro incandescente.

O fogo porém não a queimou e, em seguida, a menina foi jogada num caldeirão cheio de óleo fervente, e mais uma vez ela sobreviveu sem nenhum ferimento. Então, Adriano mandou que ela fosse decapitada, e esta foi a causa da sua morte. Logo após ter assistido sua filha sendo torturada e morta, Santa Sonia viu ainda suas duas filhas mais novas passarem por piores tormentos e sacrifícios.

Sua filha Esperança, mesmo na iminência de ser torturada e morta, permaneceu firme na Fé cristã e não dobrou seus joelhos diante dos ídolos romanos pagãos, como o imperador exigia que ela fizesse. Por isso, ela foi atirada também, sem piedade, no caldeirão de óleo fervendo. Então, como nada lhe acontecia e mantinha-se incólume, Adriano ordenou que ela fosse decapitada, que foi a causa da morte dasegunda  menina martirizada.

Além de todo suplício das filhas, Santa Sônia permaneceu firme na Fé em Jesus, dando forças e alento à filha mais nova, Caridade. Quando chegou a vez desta menina sofrer a malignidade de Adriano e seus atos de crueldade ferina, mesmo sendo vítima com apenas 8 anos, ela não se dobrou diante das exigências do déspota e foi sórdidamente torturada. Porém, para espanto de todos, saiu ilesa das torturas, mas foi decapitada a mando do Imperador.

Santa Sônia ao presenciar toda violência contra suas filhas, com o coração partido de forma incomensurável e passando pelo mais terrível de todos os sofrimentos, bendizeu a ajuda de Deus. O imperador ordenou que ela ficasse viva, sofrendo pela morte das filhas. E com a ajuda dos cristãos convertidos da comunidade de Roma, Santa Sônia sepultou suas queridas filhas.

E nesta hora, diante da sepultura, ela exclamou do fundo de seu coração: "Filhas minhas muito amadas, o que eu mais quero agora é estar com vocês". Em algumas horas, Santa Sônia veio a falecer na paz de Nosso Senhor Jesus Cristo. Os cristãos romanos sepultaram seu corpo no mesmo jazigo em que estavam suas queridas filhas.

Santa Sônia é considerada a maior mártir do Cristianismo, pois sofreu um terrível e único martírio ao ver suas filhas sendo torturadas e mortas na sua frente. Em meio a tal sofrimento, dilacerante para uma mãe, ela ainda teve a capacidade de fortalecer as meninas para que elas não renegassem a preciosa Fé em Jesus Cristo.

O Imperador Adriano encerrou sua vida esquecido e odiado pelo povo da época, corroído e dilacerado por uma gangrena que destruiu sua face. A elite romana reconheceu que Adriano foi cruel ao extremo com as santas meninas e os seguidores de Jesus. Assim, foi penalizado a ser tracionado por cavalos até fazer-se em pedaços, seu filho foi imolado vivo às divindades pagãs!

Oração para a Santa Sônia:

Ó Deus, que destes a Santa Sônia a Graça de permanecer firme na Fé diante dos mais terríveis sofrimentos impostos às suas filhas, dai também a nós a perseverança na Fé até o fim. Por intercessão de Santa Sônia, dai às mães a graça de formar os filhos na Fé e no amor cristão, conforme vossa vontade; dai às viúvas a Graça de reconstruírem suas vidas com base na sabedoria e no amor por Jesus Cristo. Santa Sônia, rogai por nós.


SÔNIA

Nota do Autor:

Sônia é um nome feminino que teve origem no léxico clássico russo, na denominação Sonya. É um dos nomes mais populares da língua eslava e tem sido usado como nome de batismo desde 750 DC. O nome também traz como significado o sentido de força e determinação. É um nome apropriado para pessoas que desejam ter sucesso, pois a sabedoria é uma qualidade essencial para alcançar grandes coisas na vida.

Nas Escrituras, encontramos o nome Sônia para se referir à algumas mulheres importantes na História cristã. Por exemplo, no Livro do Gênesis, Sônia é o nome de uma filha de Ló, tio de Abraão. Ela foi a única pessoa que sobreviveu ao dilúvio, ao lado do marido, porque foi fiel a Deus. Sônia também era uma das mulheres que seguiram Jesus Cristo e foi uma testemunha da Ressurreição.

A Bíblia também refere-se à Sônia como uma mulher de grande sabedoria, um dos principais atributos de Deus, e Ele deseja que seus filhos também sejam sábios. O nome Sônia é uma homenagem às mulheres fortes e sábias da Época. Foram exemplos de fé, perseverança e inteligência, servindo à Deus com fidelidade. É um nome apropriado para uma pessoa que deseja obter grandes coisas na vida.

Personalidades do Nome Sônia:

Ambiciosa: Sônia é motivada por seus objetivos e tem o autocontrole necessário para alcançá-los. Ela é resiliente e procura maneiras de superar todos os desafios que se apresentam. Está sempre pronta para trabalhar duro e se esforça para alcançar seus objetivos.

Confiante: Sônia tem uma personalidade muito confiante. Acredita em si mesma e sabe que pode alcançar o que se propõe. Tem muita autoconfiança e nunca se deixa abalar por qualquer adversidade ou desafio. Além disso, ela é capaz de encorajar e inspirar outras pessoas ao seu redor.

Inteligente: Sônia é extremamente inteligente e possui uma mente muito ágil. Tem a capacidade de absorver informações com rapidez e processá-las de forma eficiente. Também é muito criativa e possui habilidades para a resolução dos problemas.

Empática: Sônia tem muita sensibilidade e é muito empática. Ela é capaz de se colocar no lugar das outras pessoas e compreender suas necessidades e sentimentos. Possui um grande coração e está sempre pronta para ajudar aqueles que precisam.

Prática: Sônia possui muita habilidade para resolver problemas de forma prática e eficiente. Não se deixa levar pelas emoções e consegue ver todas as possibilidades antes de tomar a decisão certa. Além disso, possui a capacidade de organizar e priorizar tarefas de forma eficaz.

Amor:  Sônia é alguém muito devotada e leal no amor. Ela é muito aberta e carinhosa com quem ama e está sempre disposta a demonstrar seus sentimentos. Não tem medo de expressar seus desejos e necessidades e espera que seu próximo faça o mesmo.

Amizade: Sônia é muito protetora quando se trata de seus amigos e fará o que for preciso para protegê-los. Também adora surpreender alguém com gestos de carinho inesperados. Sônia é conhecida por ser uma pessoa leal e confiável.

Trabalho: Sônia é conhecida por ser um profissional dedicado e responsável. Está sempre disposta a trabalhar duro para concluir seus trabalhos dentro dos prazos estabelecidos. Gosta de aprender e sempre procura melhorar seus conhecimentos.

É uma pessoa organizada que gosta de manter tudo em ordem para que possa ser mais produtiva. Também é uma boa líder e gosta de trabalhar em equipe para alcançar os objetivos. É alguém que adora ouvir as histórias dos amigos e compartilhar suas próprias experiências.

Família: Sônia é alguém que adora passar o tempo com sua família. É muito protetora com seus entes queridos e gosta de demonstrar este amor e carinho. É também uma pessoa compreensiva e estará sempre disposta a aconselhar os membros da família para alcançar seus objetivos.



1 comentários:

Anônimo disse...

Feliz aniversário Sônia!